FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Primeiro Seminário de Acessibilidade em Museus e Instituições Culturais do Rio de Janeiro

A acessibilidade em museus e instituições culturais do estado do Rio de Janeiro será tema de seminário nos dia 16 e 17 de agosto, das 9h30 às 18h. 

O evento, promovido pela Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), em parceria com o Núcleo Pró-Acesso e o Núcleo de Pesquisa, Cognição e Coletivos, da UFRJ, faz parte do 1º Seminário Estadual de Acessibilidade em Museus e Instituições Culturais, que acontece na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Rio de Janeiro, na Avenida Marechal Câmara, 150.
Programação do 1º Seminário Est
Programação do 1º Seminário Estadual de Acessibilidade em Museus e Instituições Culturais

adual de Acessibilidade em Museus e Instituições Culturais


O encontro tem o objetivo de estimular o debate sobre a acessibilidade na área cultural; articular programas comuns e parcerias com órgãos governamentais e não governamentais para o compartilhamento de estudos, práticas sócio-inclusivas adotadas em museus e instituições culturais e, ainda, criar uma rede permanente de discussão e ações, visando a execução de políticas que promovam a acessibilidade plena do estado do Rio de Janeiro.

O Seminário abordará três temas básicos: acessibilidade arquitetônica em museus e prédios tombados; mediação e comunicação acessível; e a formação de uma rede de acessibilidade no estado do Rio de Janeiro. O evento contará com a participação de gestores, pesquisadores, especialistas e estudantes, e será aberto ao público, em geral.
 

Para a Superintendente de Museus da SEC, Márcia Bibiani, o encontro será a oportunidade para a troca de experiências e ações que vêm sendo realizadas em diversos núcleos e para a difusão da acessibilidade em equipamentos culturais em nosso estado e no país.

- A acessibilidade constitui uma das ações para a universalização do acesso pleno à difusão da cultura e formação de público. A medida significa a consolidação dos direitos previstos na Constituição brasileira, no Plano Nacional de Cultura, na Política Nacional de Museus e em convenções nacionais e internacionais, e deverá integrar também as políticas públicas culturais do estado do Rio de Janeiro. Dessa forma, esperamos que esse evento possibilite a constituição de uma rede de acessibilidade em museus estaduais, integrada a ações em nível nacional, para a realização das intervenções necessárias nos equipamentos culturais do estado. – destacou Márcia, informando, ainda, que a expectativa é ter, até 2013 (data prevista para a realização das 23ª Conferência Internacional de Museus, do Conselho Internacional de Museus, no Rio de Janeiro), todos os museus vinculados à SEC adaptados às novas determinações de acessibilidade, a exemplo do que vem ocorrendo nos teatros da Secretaria.


Há mais de duas décadas já existe na Europa e nos EUA uma legislação e uma política de acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais nos setores culturais. No Brasil, só agora a questão vem ganhando espaço, regulamentada pelo decreto federal nº 5926 e pelas normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Pesquisas sobre acessibilidade em museus e instituições culturais brasileiras revelam que a falta de condições ideais de mobilidade nos espaços culturais dificulta a presença de muitas pessoas nesses locais. No Rio de Janeiro, as iniciativas de inclusão plena dos cidadãos ainda são tímidas e requerem maior discussão e demandas da sociedade a serem contempladas pelo poder público.


A conceituação do 1º Seminário Estadual de Acessibilidade em Museus e Instituições Culturais do Rio de Janeiro ficou a cargo de Vera de Oliveira, especialista de educação em museus da Superintendênia de Museus da SEC; Regina Cohen, arquiteta e Coordenadora do Núcleo Pró-Acesso / UFRJ, além de Virgínia Kastrup - Pesquisadora do NUCC – Núcleo de Pesquisa Cognição e Coletivos / UFRJ.


Programação do 1º Seminário Estadual de Acessibilidade em Museus e Instituições Culturais

16/08 (terça-feira)

9h30 - Credenciamento

10h - Abertura

- Adriana Scorzelli Rattes -Secretária de Estado de Cultura do Rio de Janeiro

- José do Nascimento Júnior - Presidente do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM


- Dr. Geraldo Marcos Nogueira Pinto - Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência- OAB/RJ.

- Márcia Bibiani - Superintendente de Museus da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro

- Georgete Vidor - Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro.

- Regina Cohen - Coordenadora do Núcleo Pró-Acesso / UFRJ.

- Virgínia Kastrup - Pesquisadora do NUCC – Núcleo de Pesquisa Cognição e Coletivos / UFRJ.

- Isabel Portella - Museóloga do Museu da República.


11h- Mesa Redonda – “Acessibilidade Universal aos museus: princípios básicos e instrumentos”


“Pessoas com Deficiência e o Acesso à Cultura - Atores Sociais, Marco Legal e Histórico do
Movimento” - Izabel de Loureiro Maior - Professora Assistente da Faculdade de Medicina da UFRJ – NIA / UFRJ


“Vivendo em um Mundo Sensorial: conceitos e ferramentas de acessibilidade a museus” -
Regina Cohen – Arquiteta, Pós-doutoranda FAPERJ e Coordenadora do Núcleo Pró- Acesso – Programa de Pós- graduação em Arquitetura, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo / UFRJ


“Políticas Culturais Inclusivas e Acessíveis”- Amanda Tojal - Museóloga e Educadora de Museus, Consultora em Ação Educativa e Cultural.


Debate - Mediação: Fátima Cristina Gonçalves – Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro



13h - Almoço


14h - Proposta de criação da Rede de Acessibilidade em Museus/RJ – RAM - Isabel Portella - Museóloga do Museu da República - RJ


14h10 - Comunicações de trabalho e depoimentos de usuários



17h30 Palestra - "Acessibilidade nos Museus do IBRAM" - Léa Therezinha Alves de Carvalho - Chefe da Divisão de Arquitetura e Espaço Museais do IBRAM.



17/08 (Quarta-Feira)



10h - Mesa Redonda – “Museus Acessíveis: pesquisa e construção coletiva”


“Cegos e videntes se encontram no museu: da dicotomia à partilha do sensível” - Virgínia Kastrup – Pesquisadora do CNPq na área de Psicologia Cognitiva - Programa de Pós- Graduação em Psicologia da UFRJ.



“Acessibilidade em Museus e Espaços Culturais para Pessoas com Deficiência” - Viviane Sarraf – Consultora Especializada em Acessibilidade de Museus e Centros Culturais , Centro de Memória Dorina Nowill/SP .


“Meu filho não vai a museus, ao cinema, ao bondinho do Pão de Açúcar: discutindo cegueira e acessibilidade”- Joana Belarmino – Doutora em Semiótica - Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB

Mediação: Ana Fátima Berquó - Instituto Benjamin Constant-IBC


Debate


12h - Almoço



13h - Formação da rede de acessibilidade em museus – RAM/RJ



15h - Oficinas


“Workshop de vivência das barreiras de acessibilidade”- Coordenação: Regina Cohen

“Oficina de Movimento e Expressão Corporal” – Coordenação:. Juliana Quaresma e Laura Pozzana


18h - Encerramento