FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Quarta Edição Mostra Live Cinema



A Mostra Live Cinema chega a sua 4ª edição com a certeza de ter se tornado referência entre artistas, críticos e pesquisadores de performances audiovisuais assim como certa de sua vocação em gerar reflexão e intercâmbio entre os artistas e trabalhos de Live Cinema.

Assim além de exibir o que há de mais instigante e atual em matéria de performances audiovisuais, a 4ª Mostra Live Cinema pretende se tornar uma janela para os artistas brasileiros chegarem ao circuito internacional. Para isso, além dos já habituais artistas estrangeiros que se apresentam e fazem palestras, traremos mais uma convidada internacional: a acadêmica, curadora e pesquisadora alemã Cornelia Lund que vem ao Rio de Janeiro especialmente para conhecer e assistir as performances dos artistas brasileiros assim como apresentar um panorama do que vem sendo feito na Europa nos últimos anos.

Com mais estas ações esperamos estar colaborando ainda mais para a formação de uma rede de informação e intercâmbio que gere frutos para todos os seus participantes, trazendo oportunidade de parcerias e circulação de trabalhos entre os artistas brasileiros e os internacionais. Estamos convictos de que o audiovisual feito ao vivo no Brasil é uma expressão artística contemporânea consolidada, forte e acima de tudo muito criativa que está pronta para ganhar o mundo. É só bater asas e voar. Chegou a hora!

O nome "LIVE CINEMA” ou “Cinema ao Vivo" foi usado originalmente para classificar uma sessão de cinema silencioso, que tinha a execução de música ao vivo durante a sua apresentação. Mas isso foi no século passado, hoje o termo "LIVE CINEMA" diz respeito à execução simultânea de sons e imagens por artistas visuais que apresentam suas obras ao vivo diante dos espectadores.
São apresentações onde a improvisação e o acaso fazem parte de um processo que resulta na possibilidade de criação e vivência, por parte do público, de uma experiência cinematográfica expandida, agora mais do que nunca, também entendida como sensorial e imersiva.

O que existe em comum nos trabalhos aqui propostos é um deslocamento para além dos parâmetros tradicionais da narrativa cinematográfica, que deixa de ser baseada numa estrutura linear e na reprodução de uma realidade pela câmera, para algo que pode ser percebido como "espaço cinematográfico". O termo "CINEMA" deve ser entendido de maneira mais abrangente, porque diz respeito a todas as diferentes formas de produção e exibição de imagens em movimento, com o objetivo de se proporcionar ao público a vivência de uma experiência audiovisual.

Os artistas - que apresentam seus trabalhos na forma de composições audiovisuais, remixes de filmes consagrados e/ou em obras experimentais de investigação conceitual ou de linguagem - não concebem mais uma obra acabada, mas uma possibilidade de articulação de seus elementos em combinações e re-combinações que nunca se repetem criando uma obra/experiência/performance audiovisual única e intransferível
A Mostra Live Cinema é o resultado de um projeto que começou a ganhar forma em 2007 quando fizemos pela primeira vez uma Mostra Especial de Live Cinema dentro do Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, o FESTIVAL DO RIO. Nela apresentamos 6 artistas brasileiros que se apresentaram em 3 noites da Mostra, que aconteceu na sala de cinema ODEON, especialmente preparada para receber as performances.

Em 2008 avançamos com a realização de mais duas Mostras. A I Mostra Nacional de Live Cinema, que aconteceu na Caixa Cultural também na cidade do Rio de Janeiro e que foi a primeira mostra de caráter nacional que, além de apresentar 10 artistas vindos de 4 estados brasileiros, trouxe também para o público, pela primeira vez, uma mostra informativa de vídeos nacionais e internacionais e duas mesas de debates sobre a produção de Live Cinema no Brasil e no mundo.

Neste mesmo ano fizemos também a nossa segunda Mostra Especial de Live Cinema dentro do Festival do Rio. Além da estréia do primeiro longa metragem interativo realizado no Brasil, especialmente produzido para ser apresentado numa performance de Live Cinema pelo cineasta Bruno Viana, tivemos a primeira participação de uma convidada internacional, a artista finlandesa SOLU.

Em 2009 a mLC se consolidou e fizemos a nossa primeira itinerância nacional. Com o patrocínio da Petrobras e apoio do SESC Pompeia de São Paulo, levamos a Mostra para a capital paulista, onde ocorreram 6 noites de performances audiovisuais, 2 importantes mesas de debates e ainda 2 palestras com os artistas internacionais. Foram 18 performances audiovisuais com destaque para os longas-metragens de Beto Brant, Bruno Viana e Alexandre Carvalho além das performances experimentais de Daito Manabe (Japão), Hol (BH), Claudio Caldini(ARG), Panetone (POA), Duo N-1 (AP) e Tomaz Klotzel (SP).

Em 2010 a mLC voltou à cidade do Rio de Janeiro e apresentou ao público carioca 16 artistas, sendo 2 internacionais e 14 brasileiros além de 1 oficina, 1 palestra e 1 mesa de debate. Foram 16 performances que mostraram ao público as novas tendências do audiovisual feito ao vivo indo do live coding, às composições performáticas e as instalativas isso sem falar dos trabalhos de pegada mais experimental ou de cunho narrativo e cinematográfico que sempre fazem parte de nossas mostras. Em 2010 a mLC também fez a curadoria dos trabalhos de Live Cinema do Circuito SESC de Artes em parceria como SESC de São Paulo.

Em 2011 a Mostra Live Cinema continua a sua parceria com a Oi e acontecerá dos dias 1 a 4 de setembro de 2011 no teatro do Oi Futuro de Ipanema na cidade do Rio de Janeiro.


Programação 2011

A IV Mostra Live Cinema acontece de 1 a 4 de setembro de 2011 no Oi Futuro de Ipanema.

01.9 [quinta-feira]

20h Fachada:

Socket Screen - Rafael Marchetti e Rachel Rosalen
Representa Corisco 2011 - Vj Eletroiman

Coquetel de abertura


02.9 [sexta-feira]


10h30 Oficina:

Rafael Marchetti - Live Cinema Mobile com fritas

14h Mesa de debate:

Panorama internacional do live Cinema com Cornelia Lund* e Herman Kolgen

21h


Fail Forever - Astronauta Mecanico

Conexões Dispersas / Dispersões Conexas - Lílian Campesato, Vitor Kisil e Julian Jaramillo

Inject - Herman Kolgen


03.9 [sábado]

21h
Dust - Herman Kolgen

Claro Escuro - Coletivo Híbrido
Despacho tecnológico - abertura de caminho no reino da tecnologia - Hyenas Collective
STEPmotion - Rodrigo Gontijo, Karina Ka e Mano Bap


04.9 [domingo]

20h


Metaremix - DUO N-1

remixCidade: Rio - Grupo Mesa de Luz

Ponto, um videogame sem vencedor - Hol (1mpar)

STORM - luiz duVa e Manuel Pessôa