O Circo Voador promove, entre os dias 11 e 14 de agosto, o II Festival de Cultura Digital (FCD). O evento propõe uma reflexão sobre as novas configurações de arte e de cultura que permeiam a produção cultural e intelectual da sociedade digital. A entrada é uma peça de computador, que será reaproveitada nos projetos de meta-reciclagem; ou um livro, que será doado aos projetos do Degase-RJ.
Com quatro dias de duração, a programação do FCD inclui shows, oficinas, exposições interativas, compartilhamento de MP3 e a até a construção de robôs reutilizando lixo eletrônico. Serão 12 oficinas gratuitas divididas em cinco espaços: Robótica, Áudio, Vídeo, Games e Arte-meta-reciclagem. As inscrições devem ser feitas pelo site do Circo Voador, até o dia 09 de agosto. No primeiro e no último dia do Festival, quinta (11) e domingo (14), os alunos das oficinas de áudio e vídeo participarão da gravação ao vivo de toda a programação musical dessas datas. O material, que será produzido em alta resolução, será cedido aos artistas.
A programação musical do festival traz atrações que nasceram no meio dessa mutação, como Nova Lapa Jazz e Banda Dona Joana; um artista que reviu (e continua revendo) todos os seus conceitos ao mergulhar nessa cultura que é o Lobão; um grupo que pode se conceituar como profetas da cultura digital, que é o Mundo Livre S/A. Além das festas, DJs e VJs, elementos que utilizam, cada vez mais, as ferramentas digitais para divulgar seus acontecimentos e expor conceitos.