FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Exposição Multimídia Palimpsestos + Mirando(o) de Tom Lisboa

Bahbb1shogzmssinmjaxms8woc8yns8xnf8ynl81nf83mzjfuefmsu1qlmpwzwy6bkvuwwg6bna6cnrodw1issinndawedi1md4gowzu


Palimpsestos + Mirando(a) de Tom Lisboa no Ateliê!A partir do dia 26 de agosto, o artista visual curitibano Tom Lisboa traz para o Ateliê da Imagem um recorte de sua pesquisa que tem sido rotulada por ele mesmo como Fotografia Marginal. De acordo com Tom, “trata-se de uma fotografia híbrida que está “na margem” com outras artes, tais como a literatura, a intervenção urbana, o video, a pintura e a própria internet”.

Na galeria, estará a série de vídeos e fotografias PALIMPSESTOS. Neste trabalho, Tom se apropria do conceito de palimpsesto, que propõe a raspagem de um texto original para que outro possa ser escrito em cima, para questionar a relação entre texto e imagem no fotojornalismo. A pergunta a ser respondida aqui seria a seguinte: “é o texto que influencia a imagem ou a imagem que redefine o sentido do texto?”.

No jardim, serão exibidas algumas obras da intervenção urbana MIRANDO(A), já apresentada na mostra oficial do Paraty em Foco, de 2009, e na Caixa Cultural São Paulo. Inspirado pelo filme “Eu, você e todos nós”, de Miranda July, Tom “capturou” fotos de pássaros da internet que, depois de ampliadas e emolduradas, serão recolocadas na natureza. A partir deste contraste, surgem interessantes questões sobre o real e sua representação, temas recorrentes no meio fotográfico.

No dia da abertura da exposição na galeria, ele ministrará às 19h30 a palestra “Fotografia Marginal”, que contextualiza sua produção fotográfica de 2005 a 2010.

Por fim, no sábado, dia 27, de 10h às 17h, será realizado o Projeto Experiência com Tom Lisboa: AS POLAROIDES (IN)VISÍVEIS E O DESCONDICIONAMENTO DO OLHAR. Baseada em um trabalho que o artista desenvolve desde 2005 e que já venceu Prêmio Porto Seguro de Fotografia, as polaroides (in)visíveis são fotografias feitas sem câmera ou imagem. Confeccionadas em papel sulfite amarelo, elas trazem, no lugar da imagem, um texto que dá instruções sobre o que deve ser visto. Em outras palavras, a imagem instantânea desta polaroid surge a partir da leitura de um texto escrito por um fotógrafo.

Video, intervenção urbana e a palavra são algumas das ferramentas que Tom Lisboa tem utilizado para convidar o público a (re)pensar a fotografia e arremata: “Do mesmo modo que nos sentimos mais brasileiros quando viajamos para o exterior, acredito que podemos ampliar nossa percepção fotográfica quando ela ultrapassa a fronteira da câmera e alcança outros dispositivos”.

Tom Lisboa é Mestre em Comunicação e Linguagens e atua como artista visual e professor de cinema. Em 2005 recebeu o Prêmio Porto Seguro de Fotografia, na categoria pesquisas contemporâneas, e tem participado como convidado de vários Festivais de Fotografia, entre eles o Paraty em Foco, Fest Foto POA, FotoArte, Encuentros Abiertos (Buenos Aires).


Data:
26/08/2011

Horário:
19h às 22h
Local: Ateliê da Imagem