FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Dia Mundial do Trabalhador Humanitário 2011



Caso não visualize a imagem ou queira vê-la ampliada, clique aqui.


O Sistema das Nações Unidas no Brasil e o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro promovem nesta sexta-feira (19/8) a exibição do documentário “Sérgio” para comemorar o Dia Mundial do Trabalhador Humanitário 2011. O filme retrata a vida do brasileiro Sérgio Vieira de Mello, Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, que morreu após a explosão de uma bomba na sede das Nações Unidas, no Iraque, no dia 19 de agosto de 2003.


O filme será exibido às 10h30, no Teatro da Maison de France (Avenida Presidente Antonio Carlos 58, Centro, Rio de Janeiro), precedido de uma cerimônia à qual estarão presentes o Coordenador Residente do Sistema das Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek; o Cônsul-Geral da França no Rio de Janeiro, Jean-Claude Moyret; o Diretor-Executivo do Médicos Sem Fronteiras no Brasil, Tyler Fainstat; o Coronel Pedro Aurélio Pessoa, Comandante do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil “Sérgio Vieira de Mello”; o Secretário Breno Hermann, Chefe da Divisão das Nações Unidas do Itamaraty; e o Representante no Brasil do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), Andrés Ramirez.


O longa-metragem, dirigido por Greg Barker e produzido pela HBO Filmes e Documentários, é uma adaptação da biografia ‘O Homem Que Queria Salvar o Mundo: Uma Biografia de Sérgio Vieira de Mello’, que deu a Samantha Power o prêmio Pulitzer. O livro examina a vida e a filosofia que fundamentava o trabalho humanitário do brasileiro que alcançou o mais alto posto nas Nações Unidas.
Vencedor do prêmio de melhor documentário no Festival de Sundance, em 2009, o filme também rememora os esforços heroicos da equipe de resgate para salvar a vida do diplomata, um dos 22 mortos no ataque à sede da ONU.


Biografia de Sérgio
Sérgio Vieira de Mello nasceu no Rio de Janeiro no dia 15 de março de 1948. Filho de diplomata, em 1968 mudou-se para a França para fazer Mestrado em Filosofia na Universidade de Paris. Ele viria mais tarde receber dois graus de doutorado, um em Filosofia e outro em Ciências Humanas. Em 1969, Sérgio começou a trabalhar no Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).
Foi Representante Especial do Secretário-Geral para o Iraque e Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos. Antes, foi Administrador da ONU no Timor Leste e Kosovo. Nos 34 anos em que trabalhou na ONU, Vieira de Mello atuou em Bangladesh, Sudão, Chipre, Moçambique, Peru, Líbano, Camboja, Bósnia, Croácia, e ocupou cargos na sede da ONU em Genebra e Nova York.
Sobre o Dia Mundial do Trabalhador Humanitário


A data foi instituída em dezembro de 2008 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, para “contribuir com o aumento da consciência pública sobre o trabalho humanitário e a importância da cooperação internacional, e para homenagear todos os trabalhadores humanitários do mundo”.
A data coincide com o dia do atentado no Hotel Canal em Bagdá, no Iraque, que tirou a vida do Representante Especial do Secretário-Geral para o país e Alto Comissário para os Direitos Humanos da ONU, Sérgio Vieira de Mello, e de outros 21 funcionários das Nações Unidas, em 2003.


O Dia Mundial da Ação Humanitária foi designado em memória daqueles que morreram nesse atentado a bomba, mas também em memória aos muitos trabalhadores humanitários que perderam suas vidas.
Ele é também comemorado para enfatizar as necessidades atuais e desafios humanitários em todo o mundo, tais como ameaças aos trabalhadores de ajuda humanitária pelas diferentes partes envolvidas nos conflitos, os desafios para chegar até as pessoas que precisam de ajuda, ou a complexidade crescente do ambiente humanitário devido aos aumentos dos preços dos alimentos, à turbulência financeira global, à escassez de água e as mudanças climáticas.


Site oficial do filme:
http://www.hbo.com/documentaries/sergio
Trailer do filme:
http://www.sergiothemovie.com/
Teaser no Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=I9UD7ZD7TJ0