FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Ciência & Saúde Coletiva abre chamada temática para promoção da saúde e direito à cidade

Embora o maior objetivo da Promoção da Saúde seja a equidade e melhoria das condições de vida, há de se considerar que as formas de expressão da sociedade que ocorrem nos diferentes territórios e cidades são distintas e únicas. O princípio da equidade tem relação direta aos conceitos de igualdade e justiça e passam pela redução no impacto dos determinantes sociais de saúde no âmbito das políticas públicas e dos grupos vulneráveis. Ainda que o movimento de cidades saudáveis faça parte de um conjunto de políticas urbanas implantadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), faltam debates aprofundados sobre conceitos e práticas articuladas aos princípios da Promoção da Saúde. Faltam pesquisas que estudem experiências bem-sucedidas de Promoção da Saúde e equidade voltadas ao direito à cidade. A presente proposta de número temático de Ciência & Saúde Coletiva busca preencher esta lacuna na literatura científica. A pergunta que orientará a edição é: “Como produzir saúde no âmbito das cidades em conjunto com diversos setores da sociedade, visando enfrentar e diminuir situações de exclusão e iniquidades, garantindo de forma justa o direito à cidade a todos os seus moradores?”. A chamada pública está aberta até 30 de agosto de 2017.

Serão priorizados artigos que abordem assuntos específicos sobre equidade, que avancem o conhecimento no que diz respeito ao estado da arte e de experiências sobre o escopo analítico para além do setor saúde e que problematizem as seguintes categorias e temas:

1. Teorias sobre justiça, igualdade, diferença, diversidade, equidade.
2. Direito à cidade
3. Vulnerabilidade: em busca de um conceito interdisciplinar
4. Métricas para detectar diferenças e/ou avaliar políticas para grupos em situação de vulnerabilidade
5. Modos de escuta dos grupos em situação de vulnerabilidade
6. Políticas intersetoriais para a equidade
7. Conflitos e dilemas na utilização do espaço urbano
8. Invisibilidade de grupos em situação de vulnerabilidade
9. Ampliando o olhar sobre as pessoas com deficiência

Os artigos submetidos deverão seguir as orientações e normas de publicação disponíveis na seção “Instruções para os Colaboradores” e encaminhar os originais para o e-mail: promocaodesaude@unifran.edu.br. Os editores convidados do número são os docentes Marco Akerman, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP); Glória Lúcia Alves Figueiredo e Carlos Henrique Gomes Martins, ambos do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Universidade de Franca (Unifran). Esta chamada pública está aberta até 30 de agosto de 2017.