FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA SEM FINS LUCRATIVOS

domingo, 18 de junho de 2017

Projeto cultural leva gratuitamente arte e poesia as escolas

Quando a arte e a educação andam de mãos dadas muitas coisas podem ser mudadas no mundo. Levar arte e cultura para quem não te acesso a elas, é um dos meios que pode levar a tais mudanças.
Eis que na cidade de São Gonçalo-RJ nasce o projeto “Diário Itinerante”, projeto paralelo do grupo Diário da Poesia – grupo de poetas, escritores, músicos, atores, bailarinos e artistas plásticos, que se apresentam em um evento mensal e gratuito a população – com o objetivo de ampliar a divulgação da marca, dos artistas envolvidos e de levar arte e cultura ainda mais para a população local. O “Itinerante” é um evento em que o grupo Diário da Poesia visita um local, geralmente uma escola ou um centro cultural, para se apresentar em um evento de duração entre 2 ou 3 horas.
No ano de 2016, o projeto visitou 12 escolas públicas, atendendo um público de 4 a 80 anos (educação infantil a EJA), participando de eventos de incentivo a leitura e escrita, assim como palestras e júri de concursos de poesias. A visitação do grupo é inteiramente gratuita.
Para o poeta José Francisco Rodrigues, poeta residente do Diário da Poesia: “O Diário Itinerante procura mostrar como é importante abraçar a educação, através da leitura, da arte, da cultura, pois é nelas que depositamos a esperança de um futuro melhor”.
Já para ara a diretora do Ciep, local onde aconteceu um dos itinerantes de 2016, Dulce Correia de Oliveira Silva: “Trazer cultura aos alunos nos dá a sensação de um caminho percorrido na direção de uma escola melhor. Foi importante e gratificante [ter o grupo Diário da Poesia na escola]. Tentamos ampliar os horizontes dos nossos alunos, mostrar que para além da escola, ler pode ser divertido e prazeroso”.
Em 2017 já aconteceram 6 edições do projeto e já tem mais 4 edições agendadas para acontecer nos meses de agosto e setembro.
Para a poetisa Mariângela Tavares, poeta residente do Diário da Poesia: ”É através da educação desses alunos, que podemos ter esperança ainda de ver brilhar a cultura no nosso município. Parabéns, futuros poetas”.
 Já para a diretora da Escola Municipal Valéria de Mattos Fontes, local onde aconteceu um dos itinerantes de 2017, Conceição Freitas: “Como educadora, entendo que cultura e educação, são fenômenos intrinsecamente ligados. A cultura e a educação, juntas tornam-se elementos socializadores, capazes de modificar a forma de pensar dos educandos e dos educadores. Cultura aliada a educação no processo de ensino-aprendizagem permite que cada indivíduo que frequenta o ambiente escolar, se sinta participante do processo educacional”.
Para o quadrinista Eberton Ferreira, quadrinista residente do Diário da Poesia: “Para mim, participar do itinerante é um imensurável prazer e ter a oportunidade de trabalhar com oficinas de quadrinhos com as crianças é indescritível. Ver o interesse e interatividade, o  brilho nos olhos dos nossos pequenos... É algo que não tem preço! Que venham outros itinerantes!”.
Os eventos contam sempre com a presença de 50 a 100 crianças, que participam junto ao grupo itinerante declamando poesias, que são escritas na hora, e sempre, ao final, são sorteados livros para os alunos. Para maiores informações : (21) 994736353 – telefone e whatsapp.