FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 28 de abril de 2019

ENSP promove evento em memória das vítimas de acidentes de trabalho

Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) promoverá na quinta-feira, 2 de maio, o evento O que comemorar?, em memória ao Dia Mundial das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, institucionalizado em 28 de abril, e em Comemoração ao Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio. Na ocasião, haverá Ato Público em homenagem às vítimas do trabalho do crime da Vale e aos Agentes de Combates às Endemias do Rio Janeiro. O evento é organizado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN) e aberto a todos os interessados.

Para debater a temática será realizado o painel Seguridade Social, Trabalho e Saúde. Serão debatidos os temas: Reforma da Previdência na perspectiva da Defensoria Pública da União e Reflexões e relatos sobre o trabalho e a saúde de Guardas de Endemias. Os debates serão coordenados pelo pesquisador do Cesteh/ENSP, Luiz Claudio Meirelles, e contarão com a participação do Defensor Público da União, Thales Arcoverde Treiger; da pesquisadora do Cesteh, Ariane Larentis; e dos representantes do Sindsprev/RJ, Sintsaúderj e Sintrasef.

A abertura do painel contará com a participação do diretor da ENSP, Hermano Castro, e da chefe do Cesteh/ENSP, Kátia Reis. O painel terá início às 9 horas, no salão internacional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Sobre o Ato Público 

A partir das 11h30, em frente ao prédio 1º de Maio (prédio do Cesteh/ENSP), será realizado o Ato Público em memória das vítimas do trabalho do crime da Vale, em Brumadinho, e dos Agentes de combates às Endemias do Estado do Rio Janeiro. O crime da Vale é o maior acidente de trabalho já registrado no Brasil, e com maior número de vítimas.

Também serão homenageados os Agentes de Combates às Endemias (Guardas de Endemias) do Rio Janeiro e discutido seu processo de trabalho, que têm levado ao adoecimento e a um número significativo de mortes precoces, devido à exposição por décadas a diferentes agrotóxicos, desde DDT, já banido, até a atualmente utilizada malationa (malathion), produtos considerados cancerígenos.

Confira, abaixo, a programação completa do evento

Evento em memória ao dia Mundial das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e comemoração ao Dia do Trabalhador e da Trabalhadora - O que comemorar?

Data: 2 de Maio
Horário: a partir das 9 horas
Local: Salão internacional da ENSP (4º andar do prédio Ernani Braga)

Cerimônia de abertura
Hermano Castro - diretor da ENSP/Fiocruz
Kátia Reis - chefe do Cesteh/ENSP/Fiocruz

Painel Seguridade Social, Trabalho e Saúde
Temas em debate: A reforma da previdência na perspectiva da Defensoria Pública da União e Reflexões e relatos sobre o trabalho e a saúde de Guardas de Endemias

Coordenador: Luiz Claudio Meirelles (Cesteh/ENSP/Fiocruz)

Convidados:
Thales Arcoverde Treiger - Defensor Público da União (DPU-RJ)
Ariane Leites Larentis - pesquisadora do Cesteh/ENSP/Fiocruz
Representantes do Sindsprev/RJ, Sintsaúderj e Sintrasef (Agentes de Combates às Endemias/Guardas de Endemias)

Ato Público em memória das vítimas do trabalho do crime da Vale em Brumadinho e dos Agentes de combates às Endemias do Estado do Rio Janeiro
Data: 2 de maio
Local: em frente ao prédio 1º de Maio ( prédio do Cesteh/ENSP)
Horário: a partir das 11h30