FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 25 de abril de 2019

A Arte abraça Brumadinho - 26 a 28 de abril

Qual o impacto, o valor da música/teatro, arte em geral, em tragédias como essa? Seu poder restaurativo.

Não podemos deixar Brumadinho ser esquecida.

Todo mundo conhecia alguém. Na Igreja da Matriz, no altar, imagem das pessoas encontradas sem vida. Pessoas da cidade chegam à igreja e contam histórias do convívio com elas. Ali a arte abraçará Brumadinho.

Objetivo da iniciativa A ARTE ABRAÇA BRUMADINHO - 3 desafios na cidade:

Os organizadores do evento, Carlos Netto e Sanrah Angelo, ressaltam a importância de um plano para a educação e cultura/arte dos jovens e crianças da cidade, que sentem o trauma das perdas. 

1- O que farão do currículo escolar das escolas de Brumadinho? Continuará o mesmo como se nada tivesse acontecido? Quais as propostas e iniciativas?

"É necessário aperfeiçoar, olhar o currículo escolar após a tragédia. Os professores precisam de apoio pedagógico para lidar com isso e poderem ajudar os alunos", diz Netto.

2- Apoio às lideranças comunitárias, que já faziam um trabalho social, como o Projeto Batucabrum. Os projetos sociais já existentes perderam ou ganharam mais recursos depois da tragédia? Empresas da região estão investindo mais ou reduzindo recursos para projetos sociais? E eles precisam mais do que nunca disso para desenvolver o trabalho com as crianças e jovens.

3- Há projetos de reconstrução a partir de iniciativas culturais voltadas para os moradores da cidade? Como a arte pode minimizar os sofrimentos das perdas?


Um aspecto é indenização, ações na justiça. Essa é uma parte material. Mas e o lado do espírito? Música, teatro e poesia: a cultura deve ser um dos canais de restauração da vida. Quais iniciativas podem ajudar na recuperação de Brumadinho?

A ARTE ABRAÇA BRUMADINHO – 26, 27 e 28 de abril. 

Nenhum artista ou profissional envolvido cobrará cachê e o projeto é feito por pessoas que querem fazer algo pela cidade. Não há envolvimento político partidário.

1.Espetáculo gratuito Missa para Clarice, com o diretor, ator e produtor Eduardo Wotzik

Dia 26/4, sexta-feira, às 19h, na Igreja da Matriz (cabem cerca de 300 pessoas)

Dia 27/4, sábado, às 18h, na praça da cidade (cerca de 600 pessoas)

Wotzik é um dos diretores mais premiados do cenário teatral carioca. O espetáculo "Missa para Clarice" já esteve em cartaz em diversos teatros no Rio de Janeiro (duas temporadas), SP, Brasília, BH e, em breve, chega a Porto Alegre.

"Clarice alcançou um entendimento sobre a alma humana no nível do extraordinário. Uma frase dela é capaz de transformar o mundo, mudar a espécie. (...)

Ela me ensinou que a arte salva, que através da arte é possível a gente não desperdiçar o tempo, o espaço, a voz, o corpo, o silêncio... Nas piores situações você lê uma frase de Clarice e ela te recupera, como Mozart, Bethoven (...)" Eduardo Wotzik

2. Orquestra da Maré e Projeto Batucabrum

Dia 27/4, sábado, às 17h, na Praça Central, evento gratuito (com participação do Projeto Social Batucabrum de Brumadinho)

Dia 28/4, domingo:

- às 10h, apresentação da Orquestra da Comunidade da Maré à Corporação do Corpo de Bombeiros Militar que atuam em Brumadinho – local a confirmar, evento gratuito

- às 14h30, apresentação no Instituto de Arte Contemporânea INHOTIM para os visitantes do local – não é gratuito.

A Orquestra Maré do Amanhã já se apresentou nos mais prestigiados palcos do Rio de Janeiro, como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Sala Cecília Meireles, a Cidade das Artes, o CCBB, o Teatro do SESI, entre outros. O grupo já foi a orquestra residente do Festival de Música Barroca de Alcântara, no Maranhão, e destaque no Globo Repórter, no Encontro com Fátima Bernardes, no Vídeo Show, nas novelas A Força do Querer e O Outro Lado do Paraíso, no Programa do Jô, no Caldeirão do Huck, no Conversa com Bial, no Fantástico e no Domingão do Faustão.

Em 2017, a Orquestra Maré do Amanhã foi convidada pelo Papa Francisco para uma apresentação na Sala Paulo VI, no Vaticano. Na ocasião, o grupo realizou uma pequena turnê pela Itália. 

O evento contará com o patrocínio da Cemig no transporte da Orquestra da Maré do Rio de Janeiro a Minas Gerais, sendo a única empresa a investir na ação de cunho social.

Voluntários de diversas cidades farão workhops para crianças e jovens ao longo do domingo em escolas públicas da cidade.