FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 22 de abril de 2019

Seminário em Portugal discute contribuição dos arquivos para construção de memória coletiva

A Analista de Documentação e Informação da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) Carolina Gonçalves Alves participou do IX Seminário Internacional de Saberes Arquivísticos(SESA). O evento reuniu especialistas luso-brasileiros em Arquivologia e Ciência da Informação entre os dias 6 e 9 de março, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra(FLUC), com o objetivo de promover o diálogo entre especialistas de vários países e discutir sobre a contribuição dos arquivos para a constituição da memória coletiva dos países da Lusofonia.
No evento, dedicado ao tema “Arquivo(s) e Identidade(s)”, ela apresentou trabalho sobre os arquivos pessoais de mulheres depositados no FGV CPDOC. Fruto de reflexões coletivas feitas pela equipe envolvida na organização de arquivos femininos da Escola, o trabalho tem o objetivo de dar visibilidade aos documentos e, consequentemente, às narrativas femininas da História Contemporânea Brasileira.
No mesmo evento, Carolina falou das perspectivas e desafios sobre o uso das redes sociais na difusão do acervo do FGV CPDOC. Esse debate se realiza no âmbito do Projeto de Difusão do Acervo da Escola de Ciências Sociais que tem o objetivo de expandir o alcance dos documentos históricos custodiados pela instituição. Tendo em vista que o FGV CPDOC reúne um conjunto documental de referência para a história recente do país, o projeto propõe utilizar as redes sociais como ferramenta de difusão do acervo visando atrair um novo público.
Para conhecer o projeto, confira o perfil do CPDOC no Instagram e no Facebook.