FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 18 de abril de 2019

Executivos participam de debate sobre cenários para o Brasil em segurança, economia e política

OneMBA da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) recebeu o ex-ministro da Segurança Pública e da Defesa, Raul Jungmann, o economista Eduardo Velho, da GO Consultoria, e o cientista político Fernando Abrucio, professor da FGV EAESP, no evento “Desafios e Perspectivas para o Brasil”. Realizado no dia 10 de abril, o encontro focou em questões de segurança e defesa, economia e cenário político.
Raul Jungmann chamou a atenção para o fato de que o Brasil nunca teve um sistema federal de Segurança Pública, destacando que, até hoje, foi o primeiro e único ministro de Segurança do País a propor algo nesse sentido.
“Na tentativa de centralizar o combate ao crime, foi criado o SUSP (Sistema Único de Segurança Pública), que buscou estruturar um sistema de inteligência para todo o território”, explicou.
O ministro destacou o fato de as políticas públicas adotadas no país a respeito do tema se restringirem ao sistema prisional e não ao combate da violência na rua.
“Apesar de termos o terceiro maior sistema prisional do mundo, só atrás da China e dos EUA, o Brasil  tem um déficit de quase 400 mil vagas e a violência não se reduz”.
Jungmann também destacou que o sistema, além de caro, ainda não consegue ser eficaz. Calcula-se que o custo de uma vaga ocupada em presídio chegue a R$ 60 mil por ano.
“Os custos econômicos da criminalidade respondem por 5,5% do PIB brasileiro. E o foco do trabalho policial são crimes de baixo impacto, que não demandam inteligência e nem investigação”.
Do ponto de vista do cenário macroeconômico, Eduardo Velho mostrou um quadro mais otimista. Apesar das dificuldades no horizonte, o economista destacou que a economia continua crescendo e a inflação, embora sujeita a algumas pressões, está sobre controle.
“A expectativa da aprovação da reforma da previdência pode dar um ânimo às contas públicas à medida em que puder contribuir com a redução das despesas obrigatórias. No cenário externo, a expectativa de fechamento do acordo comercial entre EUA e China e a economia chinesa mostrando sinais de retomada abrem boas expectativas para o Brasil”, exemplifica.
Já o cenário político apresenta maior complexidade. Segundo Fernando Abrucio, o período de lua de mel do novo governo foi eclipsado pelas idas e vindas da reforma da previdência.
“O governo começa a perceber que a realidade do país é mais complexa do que a que foi mostrada na campanha que, por sinal, foi completamente atípica”.
Para Abrucio, apesar de se eleger sobre um discurso de moralidade e de combate à corrupção e à “esquerda”, a falta de uma comunicação mais direta, a ideologização e a constante interferência dos filhos colocam o presidente em uma situação muito complexa.
“Mas, pior que isso, é a falta de interlocução forte com o Congresso. Ela é fundamental para a aprovação das reformas prometidas e para a implementação de políticas públicas de saúde e educação. Apesar de o presidente ter sido eleito em outras bases, todas as pesquisas apontam que a população em geral está mais preocupada com saúde e educação. E até agora o governo ainda não conseguiu preencher os quadros dos respectivos ministérios”, argumentou Abrucio. 
Iniciado em 2002, numa parceira entre destacadas escolas de negócio de cinco países, o OneMBA é um MBA executivo global que desenvolve conhecimentos sobre o real mundo dos negócios por meio de relações interpessoais e reflexões baseadas em fundamentos teóricos aplicados que permitem ao aluno repensar suas perspectivas. Imersões em experiências práticas internacionais, desafios multiculturais e uma equipe de professores globais tornam a experiência no OneMBA única em termos de credibilidade, reconhecimento e transformação na forma de compreender o mundo.
Para mais informações sobre o OneMBA, acesse o site.