FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Projeto do Jardim recebe financiamento do Smithsonian

O projeto “Preservando tecidos foliares, de qualidade genômica, de espécimes do arboreto do Jardim Botânico do Rio de Janeiro” foi um dos selecionados pelo Annual GGI-Gardens Partnership Awards, financiado pelo Global Genome Initiative for Gardens (GGI-Gardens), National Museum of Natural History – Smithsonian Institution.
O objetivo do GGI-Gardens é fazer uma amostragem estratégica da diversidade biológica de plantas, coletando e preservando amostras de folhas em um biorrepositório, seja na instituição de origem ou em outro biorrepositório existente. No caso do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, as amostras ficarão no Herbário (RB), após passarem por um processo específico e cuidadoso de secagem das folhas coletadas, procurando manter a integridade de seus DNAs.
No Jardim Botânico do Rio de Janeiro muitos espécimes selecionados para coleta estão globalmente ameaçados e outros são exclusivos da coleção de plantas vivas, colocando o arboreto do JBRJ em posição de destaque para responder à missão do GGI-Gardens.
Este trabalho está sendo desenvolvido pela tecnologista Luciana Franco, a graduanda Juliana Ribeiro Mattos e os coletores Ricardo Matheus e Fabiano Rodrigues, numa colaboração entre os Laboratórios de Biologia Molecular, de Sementes e a Coordenação de Coleções Vivas do JBRJ.
O financiamento terá duração de um ano, quando as informações coletadas estarão disponíveis para acesso público no site do JBRJ e no do Smithsonian Institution.