O espaço OI Futuro Ipanema apresenta, de 9 de agosto a 4 de setembro de 2011, a exposição Era uma vez... com obras produzidas na consagrada escola francesa Le Fresnoy Studio National des Arts Contemporains, dirigida pelo cineasta e escritor Alain Fleischer. As obras não apenas estarão no OI Futuro como serão projetadas em outros espaços culturais das comunidades da Maré, Vidigal e Cidade de Deus.
A exposição realizada pela MP2 Produções é constituída de trabalhos de disciplinas artísticas como projeção fílmica, animação, fotografia e instalações videográfica, digital, panorâmica e interativa. A ideia é mostrar o potencial multidisciplinar apenas no domínio audiovisual de Le Fresnoy já que, fundada há 14 anos sob o signo da experimentação, não seria possível fazer um retrospecto de toda a sua pluralidade. Um dos objetivos do evento é oferecer ao público uma reflexão sobre a interação da arte audiovisual com o espaço museográfico.
Paralelamente à exposição Era uma vez... ocorrerá nos dias 11, 17 e 25 de agosto, no OI Futuro Ipanema, o seminário Cidade-Dispositivo. O evento tem como objetivo discutir como os centros urbanos deixaram de ser apenas cenários artísticos e ganharam status de gigantescos museus a céu aberto, onde as manifestações artísticas e mutantes irrompem, interferindo ou transformando a paisagem local e as relações humanas. O seminário contará com sete palestrantes brasileiros e estrangeiros, professores e artistas, entre eles, Alain Fleischer, Cezar Migliorin, Dominque Païni e Robin Rimbau.
11 de agosto: Carolina Gonçalves, Maia Darin e Marina Meliandde - alunas brasileiras que estudaram em Le Fresnoy
17 de agosto: Robin Rimbaud (performer musical) e Cezar Migliorini (professor e pesquisador do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF)
25 de agosto: Cláudio Costa (Instituto de Artes da UERJ) e Dominique Païni (ensaísta e crítico de cinema)
A entrada ao evento é livre. As palestras ocorrerão entre 15h00 e 17h00 no teatro do OI Futuro Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 54, Galeria 2º Piso).