FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 1 de junho de 2017

I Semana Nacional de Arquivos



O Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH), órgão vinculado à Fundação Municipal de Cultura, participa de 5 a 9 de junho, da I Semana Nacional de Arquivos. Organizado pelo Arquivo Nacional em conjunto com a Fundação Casa de Rui Barbosa, o evento tem como objetivo divulgar o trabalho desenvolvido nas instituições arquivísticas e centros de memória e documentação de todo país. Estão previstas para o APCBH uma exposição, além de visitas técnicas e palestras. As atrações tem entrada gratuita. As inscrições para as palestras e visitas técnicas podem ser feitas através do e-mail dptpa.fmc@pbh.gov.br.

PROGRAMAÇÃO

DIA 5 DE JUNHO
9h: Abertura da exposição “As revistas no acervo do APCBH”
Apresentar as revistas como objeto de coleção e a trajetória que ela percorre dentro do Arquivo. Elas informam sobre a história da cidade, aspectos da vida cotidiana, econômica e política de uma época. Estes documentos estão carregados de potencialidades para trabalhos nos mais variados temas. Pesquisas e atividades realizadas a partir da investigação possibilitada pelo acesso ao conteúdo da Coleção de Revistas do APCBH também serão objeto da exposição.
Visitação até dia 9 de junho, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h

14h Palestra de Sensibilização de Gestão de Documento da Prefeitura de Belo Horizonte
Visa apresentar os procedimentos em gestão de documentos na PBH, enfatizando a história do APCBH, a história dos arquivos na municipalidade, o uso da Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos, procedimentos para recolhimento ao APCBH e eliminação de documentos de arquivos públicos.
Inscrição: dptpa.fmc@pbh.gov.br

DIA 6 DE JUNHO | TERÇA-FEIRA
14h: Palestra de Conservação e Digitalização de Documentos
Apresenta os princípios de conservação preventiva adotados pelo APCBH e os procedimentos de digitalização do acervo da entidade custodiadora para o acesso do cidadão e preservação dos originais. Mostra de Cinejornais
Inscrição: dptpa.fmc@pbh.gov.br

DIA 7 DE JUNHO | QUARTA-FEIRA
19h: Visita técnica
Visita destinada a conhecer o papel e as funções desenvolvidas pelo APCBH.
Inscrição: dptpa.fmc@pbh.gov.br

DIA 8 DE JUNHO | QUINTA-FEIRA
14h: Visita “Tem Criança no Arquivo”
Visita destinada aos alunos das Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) de Belo Horizonte, com alunos de 4 e 5 anos, que terão a oportunidade de conhecer os tipos de suportes documentais que estão na instituição; relacionar documentos públicos e privados; e conhecer a história do Arquivo da Cidade um importante equipamento que realiza a guarda e preservação da memória da cidade de Belo Horizonte.

DIA 9 DE JUNHO | SEXTA-FEIRA
9h: Visita “Tem Criança no Arquivo”

17h: Lançamento do Catálogo de Fontes: Arborização na Legislação Municipal de Belo Horizonte.
O trabalho foi realizado em parceria com o projeto de pesquisa "História e Natureza" do departamento de história da Universidade Federal de Minas Gerais, coordenado pela professora Regina Horta Duarte. Na ocasião será realizada mesa redonda com a presença da professora titular do Departamento de História Regina Horta Duarte, Natascha Stefania Carvalho de Ostos, bolsista de pós doutorado no programa de pós graduação de história da UFMG, além de Yuri Mello Mesquita da Fundação Municipal de Cultura.
Local: UFMG Auditório: Baesse 4º andar FAFICH