FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Confiança do Comércio fica estável depois de sete altas consecutivas

Índice de Confiança do Comércio (ICOM) do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas ficou relativamente estável em abril, ao variar -0,1 ponto, passando a 96,7 pontos. Essa foi a primeira queda depois de sete altas consecutivas. Em médias móveis trimestrais, o indicador avançou pelo oitavo mês consecutivo (0,5 ponto).
“Depois de um período de alta consistente da confiança do Comércio, a acomodação de abril parece refletir a incerteza em relação ao ritmo futuro da economia. A patinada das expectativas sugere que os empresários do comércio estão cautelosos em relação aos próximos meses, enquanto a quarta alta consecutiva do Índice de Situação Atual reforça a percepção de que a fase de recuperação das vendas persiste”, avalia Rodolpho Tobler, Coordenador da Sondagem do Comércio do FGV IBRE.
Em abril, sete dos 13 segmentos pesquisados avançaram. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) avançou 0,6 ponto, atingindo 94,1 pontos, o maior valor desde junho de 2014 (96,5 pontos). O Índice de Expectativas (IE-COM), recuou 0,8 ponto para 99,4 pontos. No ano, os índices também caminham em sentidos opostos: o ISA-COM subiu 8,5 pontos enquanto o IE-COM recuou 5,0 pontos. Com isso, a diferença entre ISA e IE caiu a 5,3 pontos, a menor desde julho de 2015 (2,9 pontos).
As expectativas do Comércio pioraram em abril, contribuindo para terceira queda consecutiva da série de médias móveis trimestrais. A revisão das expectativas foi determinada pelo segmento de não duráveis. O Índice de Expectativas dos revendedores de bens não duráveis recuou 2,9 pontos no mês, revertendo a tendência de alta que vinha ocorrendo nos últimos meses. Já o Índice de Expectativas dos segmentos ligados a revendedores de bens duráveis subiu 0,8 ponto em abril, mantendo a tendência de alta do índice em médias móveis trimestrais. A manutenção do IE-COM de duráveis em alta e acima dos 100 pontos reflete a efetiva melhora das vendas em 2018, uma decorrência da redução dos juros e da base fraca de vendas do ano passado.
A edição de abril de 2018 coletou informações de 1.131 empresas entre os dias 2 e 20 deste mês. A próxima divulgação da Sondagem do Comércio ocorrerá em 24 de maio de 2018. O estudo completo está disponível no site.