FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 29 de abril de 2018

Centro de Estudos celebra 40 anos da reforma psiquiátrica italiana



O Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da próxima quarta-feira, dia 2 de maio, celebrará os 40 anos da Lei da Reforma Psiquiátrica Italiana (Lei 180, de 13 de Maio de 1978), conhecida como Lei Basaglia. O evento, que também homenageia o "Marco Cavalo", ícone da desmontagem dos manicômios de Trieste, na Itália, receberá o psiquiatra Ernesto Venturini, da Universidade Federal de Minas Gerais, e a professora Maria Estella Goulart, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. O Ceensp coordenado pelo pesquisador Paulo Amarante, da ENSP/Fiocruz, está marcado para as 14h, no salão internacional. A atividade é aberta aos interessados.
 
"Além de celebrar os 40 anos da Lei 180, também comemoraremos os 50 anos do livro “A Instituição negada: relato de um hospital psiquiátrico”, de Franco Basaglia, que marcou o início do processo da reforma psiquiátrica antimanicomial. Ernesto Venturini, nosso palestrante nesta sessão, esteve presente em todos esses momentos e será uma honra recebe-lo e celebrar com riqueza de detalhes a data, principalmente no contexto crítico e de retrocessos que o Brasil vive”.  
 
Marco Cavalo
 
É uma escultura feita de madeira e papel marchê. Tornou-se um "ícone" da luta ético, social, médica e política a favor da lei sobre o encerramento dos manicômios, a chamada Lei Basaglia, de 1978, e um símbolo para os mesmos pacientes de suas demandas por liberdade, libertação e reconhecimento de sua dignidade como pessoas, até então negado. Desde então, tem sido exibido em todo o mundo como uma instalação itinerante para aumentar a conscientização e o mundo político sobre problemas de saúde mental.

Serviço:
Ceensp: Marco Cavalo e a Lei Basaglia: quatro décadas da reforma psiquiátrica
Dia: 2/5
Local: salão internacional da ENSP
Horário: 14 horas
O evento é aberto ao público