FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Evento debate Habeas Corpus coletivo

A Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP) promove nesta quinta-feira, dia 26 de abril, das 17h às 21h, debate sobre o Habeas Corpus (HC) coletivo nº 143.641/SP, impetrado pelo Coletivo de Advogados de Direitos Humanos (CADHu) e pela Defensoria Pública da União (DPU) em favor das mulheres grávidas e mães de filhos menores. O HC foi concedido pela segunda turma do Supremo Tribunal Federal em 20 de fevereiro de 2018. O encontro será na sede da FGV Direito SP (Rua Rocha, 233. Bela Vista, São Paulo/SP).
Segundo a decisão, os tribunais de justiça de todo o país teriam 60 dias para libertar todas as mulheres nessas condições, segundo o exemplo que libertou Adriana Ancelmo, esposa do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.
O evento contará com abertura da professora da FGV Direito SP, Maíra Cardoso Zapater, que estabelecerá um paralelo com a disciplina sobre execução penal ministrada por ela durante este semestre, e com palestra da professora Eloísa Machado, que faz parte do CADHu e atuou na elaboração e impetração do habeas corpus, assim como Bruna Soares AngottiHilem Estefânia Cosme de Oliveira e André Ferreira.
Entre outros temas, o encontro debaterá as inovações processuais derivadas do HC; da pesquisa e de como ela foi usada para embasar o HC, o papel das organizações da sociedade civil e coletivos nessa decisão, o papel das audiências de custódia e outros temas relacionados.
No evento será apresentada e lançada cartilha online, feita pelo Cadhu e ITTC, que  explica o HC e o passo a passo para seu cumprimento. O material estará disponível no blog do Cadhu e será distribuído virtualmente para organizações parceiras de todo o Brasil.
Para mais informações sobre a programação e inscrições, acesse o site.