FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 29 de abril de 2018

XIII Ciclo de Debates - Conversando sobre a ESF começa em 7 de maio




Na semana de 7 a 11 de maio, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) promoverá a 13ª Edição do Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. Em 2018, o evento coincide com o início da 14ª turma da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e as discussões começam abordando o desmonte das políticas sociais e suas implicações para a saúde. A intervenção militar no Rio de Janeiro, a atual Política Nacional de Atenção Básica, o atual contexto da Estratégia de Saúde da Família e os rumos das ESF, estão entre os temas que serão discutidos ao longo de uma semana de atividades. O evento é aberto aos interessados e não necessita de inscrição prévia. Para a coordenadora da atividade, Maria Alice Pessanha, o Ciclo de Debates é um espaço para privilegiar a discussão sobre saúde em um contexto de desmonte das políticas públicas e ataques aos processos democráticos inclusivos. "Os temas das mesas estão articulados, saindo de discussões macroestruturantes para aspectos mais palpáveis que expressam as práticas de saúde na estratégia", destacou.

A mesa de abertura, na segunda-feira, 7 de maio, abordará o Desmonte das políticas sociais: implicações sobre a saúde. Marcado para às 9 horas, o debate contará com a exposição da professora da UFRJ, Lígia Bahia, e da professora da UFRJ, Maria Inês Bravo. A pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP, Laís Costa, coordenará a mesa.

Na terça-feira, 8 de maio, o tema da discussão será a Intervenção Militar no Rio de Janeiro: interferências no contexto do território da saúde. A mesa contará com a exposição da professora da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, Luciana Boiteux. Josinaldo da Silva, do projeto Maré Vive e Renata Souza, pós doutoranda da Universidade Federal Fluminense (UFF), serão os debatedores. A residente da ENSP, Clara Camatta, será a coordenadora da atividade.

Descaminhos na Atenção Primária: a atual Política Nacional de Atenção Básica e a portaria nº 83/2018 será o tema da discussão de quarta-feira, 9 de maio. A mesa terá exposição de Liu Leal, do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS), e terá o presidente da Federação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate as Endemias (FENASCE), Luiz Cláudio de Souza, como debatedor. A coordenação da atividade fica por conta da professora e pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Mariana Nogueira.

No dia 10 de maio, quinta-feira, estará em discussão O atual contexto da Estratégia de Saúde da Família no Rio de Janeiro. Paula Travassos, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ) será a expositora da mesa e Daniele Menezes, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Mirian Makeba, será a debatedora. A atividade estará sob a coordenação da pesquisadora da ENSP, Vanessa Costa e Silva.

No último dia de atividades da 13ª edição do Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família, o debate será em torno das Trilhas e rumos da EFS: experiências e resistência e reinvenção. Cristiana Brasil e Lídia Marins, do CAPS Mirian Makeba, serão as expositoras da mesa e os residentes da ENSP serão dos debatedores. O debate será coordenada pelo pesquisador da ENSP e coordenador do projeto Saúde é meu lugar, Caco Xavier.

A atual edição do Ciclo contará ainda com a tradicional formatura da 12ª turma dos residentes (2016/2018), marcada para a tarde último dia de debates, sexta-feira, 11 de maio, às 14 horas, no auditório térreo da ENSP. “O evento é um convite ao debate. Convocamos alunos da escola, trabalhadores, residentes, trabalhadores da ESF e da saúde como um todo porque é uma possibilidade de promovermos debates. A questão maior é a produção de conhecimento de uma forma compartilhada, de forma que possamos nos aprofundar nessa temática”, disse Maria Alice.

Confira a programação completa aqui.