FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 16 de abril de 2018

SIEN 2018 - Flexibilização da produção de urânio e radiofármacos em estudo no governo



9º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR
Tecnologia Nuclear a Serviço da Sociedade
25, 26 e 27 de julho de 2018
Rio de Janeiro - RJ



Flexibilização da produção de urânio
e radiofármacos em estudo no governo

O Governo Federal criou três Grupos Técnicos (GTs) para estudar a conveniência da flexibilização do monopólio da exploração dos minerais nucleares, a flexibilização do monopólio da produção de Radiofármacos e o desenvolvimento do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB).

Os GTs estão sob a coordenação direta do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República - GSI/PR, encarregado de redefinir a Política Nuclear Brasileira.

O tema está na agenda do 9º Seminário Internacional de Energia Nuclear - SIEN 2018, marcado para os dias 25, 26 e 27 de julho, no Rio de Janeiro. O SIEN é uma iniciativa da Casa Viva Eventos e da Planeja & Informa, em parceria com a ABDAN - Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares. Conta com  apoio também da ABEN, da CNEN e diversas entidades ligadas ao setor elétrico e industrial.
Este ano o SIEN terá como tema principal "A Tecnologia Nuclear a Serviço da Sociedade”, além de outros temas como a Reformulação da Política Nuclear Brasileira, a Flexibilização da Produção de Urânio e Radiofármaco, parcerias com o setor privado, a Retomada de Angra 3, Combustível Nuclear, Tecnologia da Radiação para Fins Pacífico, RMB etc.
O Seminário Promove em paralelo a EXPONUCLEAR –  mostra de tecnologias e soluções para a área nuclear, além da tradicional visita técnica, que este ano será realizada no dia 27 no IRD - Instituto de Radioproteção e Dosimetria, ligado à Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
Os estudos sobre o Programa Nuclear do Brasil são parte do trabalho de reformulação da Política Nuclear Brasileira, coordenado pelo Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro – CDPNB, reativado no âmbito do GSI/PR. O Secretário de Coordenação de Sistemas e Secretário Executivo do Comitê é o Contra-Almirante Noriak Wada.

O GSI/PR já exerce a atividade de Órgão Central do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron) e agora recebeu também a atribuição de coordenar esse importante e estratégico colegiado, com o objetivo de fixar diretrizes e metas para o desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro.

As inscrições para o IX SIEN estão abertas e podem ser feitas através do e-mail: inscricao.planeja@gmail.com e pelos telefones (21)3301-3208/ 2262-9401.

Empresas interessadas em participar como patrocinadoras através de palestras e/ou da exponuclear podem entrar em contato pelos telefones e e-mail acima.