O XIV Congresso Brasileiro de Urologia Pediátrica está próximo. O evento, organizado pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE), será realizado nos dias 3 e 4 de junho, no Rio de Janeiro (RJ), juntamente com a Jornada Brasil-Canadá de Urologia Pediátrica da CIPERJ. As atividades serão desenvolvidas n Centro de Convenções do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), instalado na Zona Sul da cidade.
O caráter multidisciplinar dos eventos, a abrangência dos temas e a expressiva presença de convidados internacionais e brasileiros deverão estimular a participação.
O congresso contará com um grande número de convidados, incluindo colegas com grande experiência prática em seus campos preferenciais de atuação e ao mesmo tempo extremamente ativos na proposição de inovações na área de atuação da Urologia Pediátrica. Teremos a participação de colegas originários de diferentes especialidades, acreditando que das múltiplas visões de um problema possamos obter as melhores soluções, revela a Dra. Lisieux Eyer de Jesus, presidente da comissão científica.
Na programação, debates e conferências sobre os resultados tardios da cirurgia para malformações congênitas, a cirurgia reconstrutora de malformações urológicas, a cirurgia oncológica e as disfunções do trato urinário e o refluxo vesicoureteral.
Convidados internacionais
Entre os convidados internacionais encontram-se o Dr. Christopher Woodhouse, do Institute of Urology, da University College London (Inglaterra), especializado em urologia do adolescente; o brasileiro Dr João Luiz Pippi Salle, chefe do serviço de Urologia Pediátrica do Hospital for Sick Children, da Universidade de Toronto (Canadá); o Dr. Martin Koyle, chefe da divisão de Urologia Pediátrica do Children’s Hospital & Regional Medical Center, de Seattle (EUA), voltado à cirurgia oncológica; e os Drs. Yves Homsy, do Childrens Hospital, da Flórida (EUA), e Israel Franco, do Lincoln Medical & Mental Health Center, de New York (EUA), renomados especialistas no tratamento de disfunções do trato urinário.
A Dra. Lisieux acrescenta que o congresso terá a colaboração da Sociedade Internacional de Continência na Criança (ICCS), representada na América Latina pela Dra. Eliane Garcez.