FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 21 de maio de 2019

Economista canadense referência em cálculos de índices de preços recebe prêmio Eugênio Gudin

O economista canadense W Erwin Diewert recebeu das mãos do diretor do Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE), Luiz Guilherme Schymura o “Eugênio Gudin Award – Life Achievement”. A cerimônia, realizada no dia 7 de maio no Centro Cultural FGV, antecedeu o 16º Encontro do Grupo de Ottawa, que reúne a cada dois anos os maiores especialistas em índices de preços ao consumidor de diversos países e que foi sediado pela primeira vez sediado no Brasil.
Diewert, da Vancouver School of Economics at University of British Columbia, soma mais de cinco décadas de contribuições em diferentes campos da economia, destacando-se especialmente pelo desenvolvimento teórico e de técnicas para o aprimoramento do cálculo de índice de preços, área em que é referência mundial.
Vagner Ardeo, vice-diretor do IBRE e idealizador do prêmio, ressalta a importância da eleição de Diewert como primeiro ganhador do Eugênio Gudin Award – condição que o coloca como corresponsável pela indicação dos próximos condecorados.
“É uma escolha muito significativa, pois se trata do prêmio que leva o nome do precursor no cálculo do IPC e do PIB no Brasil”, diz Ardeo, lembrando que a própria criação do FGV IBRE se deve ao pioneirismo de Gudin.
Na cerimônia, que ainda foi marcada pela apresentação do paper mais recente de Diewert, “Quality Adjustment and Hedonics, a Unified Approach”, Ardeo resumiu a relevância da contribuição do economista canadense com o seguinte pensamento: “Deus criou os seres vivos. A humanidade, a economia. E Diewert nos ensinou a mensurá-la”.