FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 24 de maio de 2019

Fórum internacional discute papel de algoritmos e tecnologias da informação na Internet

O professor da Escola de Matemática Aplicada (FGV EMAp), Renato Rocha Souza, participou da 2019 Stockholm Internet Forum (SIF 2019) nos dias 16 e 17 de maio. Ele participou das discussões sobre o papel de algoritmos e tecnologias da informação na promoção de transparência, identificação de vieses e promoção de privacidade.
Em um cenário cujo espaço democrático online está encolhendo, com aumento de medidas repressivascontra a sociedade civil, jornalistas, minorias e outros atores da mudança, o SIF 2019 explorou as ameaças mais recentes contra a democracia online e as respostas necessárias para mobilizar sua abertura. Cerca de 500 participantes de todos os continentes e renomados palestrantes participaram do evento, que teve como objetivo propor soluções para um dos desafios mais agudos para a democracia dos tempos atuais.
O evento também buscou debater o avanço de técnicas para silenciar vozes online, bem como a limitação de direitos civis, políticos, sociais e econômicos. O SIF 2019 defende que uma Internet livre, aberta e segura atua como motor do desenvolvimento sustentável e da redução da pobreza. Ao mesmo tempo, o fórum também deu enfoque às tendências positivas, como as novas oportunidades democráticas para qualquer pessoa com acesso à Internet. Para muitos, tornou-se mais fácil encontrar, organizar e encontrar informações anteriormente inacessíveis.