Consumo consciente ou consciência para o consumo?
Diretamente influenciado pelo crescimento rápido da população mundial e pela limitação de recursos naturais, iniciou-se um movimento de buscar soluções inovadoras e tecnologias para a construção de um consumo consciente. Hábitos simples como fazer compras, seja online ou em loja física, passaram a ser percebidos como comportamentos e escolhas que afetam a qualidade do meio ambiente e a coletividade. Os esforços não se limitam aos hábitos individuais e se tornam questões estratégicas para as marcas. É por isso que o Marketing não pode ficar de fora dessa discussão e precisa assumir papeis cada vez mais importantes nessa sociedade em transformação. Últimas pesquisas sobre o tema apontam que ações de consumo consciente são percebidas pelo consumidor. Os painéis abordarão alguns caminhos percorridos para alcançar esse reconhecimento.
8h30 – 9h00: Welcome coffee
9h00 – 9h05: Abertura de Jéssica Ribeiro, Gerente de Comitês, GTs, Advocacy & WFA da ABA
09h05 – 09h10: Palavras de Sandra Martinelli, Presidente-Executiva da ABA
9h10 – 10h00: Marketing 3.0 e a sustentabilidade das mídias
O Marketing contemporâneo está associado à sustentabilidade. Trata-se de um novo modelo de negócio que evoluiu do Marketing 1.0 para a versão 3.0, na qual as empresas possuem uma visão que excede o simples aumento de receita. O Marketing voltado para a sustentabilidade favorece o ganho financeiro porque compreende a existência de um consumidor mais cidadão, engajado e participativo.
- Amilcare Neto, Head of Value Creation da Rede TV
- Edmar Bulla, CEO da Croma
- Paulo Stephan, CEO da ABOOH
- Guido Sarti, Gerente de Convergência da Globosat
Moderação: Christina Larroude, Diretora de Marketing da Camil
10h05 – 10h45: Como unir o consumo à sustentabilidade?
“Como unir o consumo à sustentabilidade” é a provocação do painel, que dará luz às iniciativas de consumo consciente lideradas por grandes empresas globais e de nosso País. Desde formatos de mídias até modelos de inclusão, passando por fomentar o debate, propor soluções e colocar inovações em prática. Todos estes aspectos estão na ordem do dia dos profissionais de marketing que lideram as estratégias dessas corporações.
- Rodolfo Araújo, Vice President, Consulting da Weber Shandwick
- Elisa Prado, Diretora de Comunicação Corporativa da Telefônica Vivo
- Robert Schermers, Sócio da Innate Motion
10h50 – 11h20: Coffee Break
11h25 – 11h40: O que está por traz do Brasil ser o país do vídeo?
Hoje o cenário de distribuição de conteúdo áudio-visual ficou mais complexo e ganhou muitas outras maneiras de alcançar o consumidor que é cada vez mais curioso, impaciente e exigente. Com o surgimento da internet, um novo jeito de distribuir vídeo apareceu = a maneira On-Demand. O que as marcas e empresas precisam saber para estreitar relacionamento com seus consumidores de forma eficiente e sustentável?
- Fernando Fatureto, Account Executive at Google Brazil
11h40 – 12h10: Promoções Comerciais – Tudo o que você precisa saber
Temos acompanhado o aumento de iniciativas que pretendem propiciar transformação no mundo ao inspirar pessoas a adotarem hábitos de impacto positivo. As promoções comerciais são parte deste contexto, pois abarcam conceitos inerentes ao Marketing Responsável e Consumo Consciente. Em um momento de vasto acesso a diferentes fontes de informação, torna-se imprescindível contar com órgãos como a SECAP – Secretaria de Avaliação Políticas Públicas, Planejamento, Energia e Loteria do Ministério da Economia, que possuem total domínio sobre o tema.
O painel pretende esclarecer dúvidas e proporcionar um diálogo educativo e inspirador.
- Alexandre Manoel Ângelo da Silva, Secretário da SECAP/ME – Secretária de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria do Ministério da Economia
- Rafael Silveira, Gerente Jurídico da Johnson & Johnson e VP de Compliance da ABA
12h10 / 12h20 – Encerramento Sandra Martinelli, Presidente-Executiva da ABA
Informações
Local: Brasil21 Cultural – Teatro Juca Chaves – SHS, Quadra 06, Conjunto A – Brasília – DF