Os pesquisadores da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), Lígia Maura Costa, Rafael Alcadipani, Marco Antonio Carvalho Teixeira e Adriana Wilner se unirão a editora-chefe dos Cadernos Gestão Pública e Cidadania, Andrea Leite (EACH-USP), o especialista em Internet of Things (IoT) Vinícius Senger (Amazon) e outros profissionais de 87 cidades brasileiras na 4ª edição do Pint of Science. O evento é um dos maiores no mundo destinados à divulgação científica e acontecerá simultaneamente em outros 24 países de 20 a 22 de maio.
O objetivo do Pint of Science é derrubar intermediários entre o cientista e a sociedade, estabelecendo um canal direto de conversa. Os pesquisadores conversam com o público de forma descontraída em um ambiente informal, que estimula a interação entre os participantes. Em São Paulo, o festival acontecerá em 13 bares com entrada gratuita e o público paga apenas o que for consumido.
Com o apoio da RAE-publicações (FGV EAESP) na organização dos bate-papos que acontecerão na Cerveja Artesanal São Paulo (CASP), no bairro do Sumaré, os pesquisadores abordarão temas diversos. Ligia Maura Costa, professora no Departamento de Fundamentos Sociais e Jurídicos, articulará sobre compliance e ética nas empresas no dia 20. Na mesma noite, Andrea Leite, pesquisadora de temas como comportamento organizacional, condições de trabalho, entre outros, conversará com o público sobre os sentidos do trabalho.
Já no dia 21, Rafael Alcadipani, membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, falará sobre a cultura organizacional policial e como ela impacta em nossos desafios correntes em segurança pública. Também nesse dia, Vinícius Senger abordará a computação em nuvem e a cultura de inovação. No dia 22, Adriana Wilner, editora-adjunta da revista GV-executivo, tratará dos bloqueios e problemas na escrita acadêmica e como escrever um bom trabalho na faculdade e na pós-graduação. Fechando a terceira noite do evento, Marco Antonio Carvalho Teixeira, professor do departamento de Gestão Pública apresentará para o público a questão da atual conjuntura política do Brasil. O evento começa às 19h.
Realizado pela primeira vez no Brasil em 2015, quando foi trazido da Inglaterra pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o Pint of Science cresce a cada ano. Com um salto de 50 municípios em 2018 para 87 nesse ano, o Brasil se tornou o primeiro entre todos os países que sediam o festival.
A programação completa está disponível no site.