FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 19 de maio de 2019

Especialistas debatem impacto de smart cities em países emergentes

Atualmente, tem sido comum o desenvolvimento de projetos de smart cities (cidades inteligentes), principalmente em países desenvolvidos. No entanto, o papel de projetos similares em países emergentes visando o desenvolvimento não tem recebido, por parte de especialistas da área, a atenção devida, segundo Luiz Antonio Joia, professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE) e pesquisador-líder do Laboratório de Governo e Negócios Eletrônicos (e:lab – FGV EBAPE). Para estimular o debate a esse respeito, o Working Group 9.4 da International Federation on Information Processing (IFIP) realizou, entre os dias 1 e 3 de maio, em Dar es Salaam, na Tanzânia, a “15th International Conference on Social Implications of Computers in Developing Countries”. Promovido a cada dois anos, o encontro deste ano discutiu o tema “Fortalecendo a cooperação no Global South como catalisador de ICT4D (Information and Communication Technology for Development).
Na ocasião, o professor Joia e Alexander Kühl, egresso do mestrado double degree FGV EBAPE/Católica de Lisboa, apresentaram o artigo “Smart City for Development: A conceptual model for developing countries". O estudo apresenta um modelo original de implantação e avaliação de projetos de smart cities centrados na geração de desenvolvimento, o qual se baseia na “Capability Approach” de Amartya Sen e no modelo de infoinclusão dinâmica (D2I), desenvolvido pelo professor da FGV EBAPE. Dessa forma, o modelo SC4D (Smart City for Development) proposto abarca as peculiaridades e o contexto existentes em países com realidades sociais, econômicas, políticas e tecnológicas distintas.
“A pesquisa em questão ajuda a entender a necessidade de realização de um grande número de adaptações nos projetos de smart cities concebidos em países desenvolvidos e transferidos diretamente para economias emergentes. O modelo analítico pode auxiliar os pesquisadores, praticantes, policymakers, desenvolvedores de sistemas e demais profissionais a lidar com o planejamento e execução de projetos de smart cities em países em desenvovimento", destaca o professor Joia.
Além de contar com a participação de acadêmicos da área de ICT4D, o evento recebeu especialistas de organizações de fomento mundiais, além de formuladores de políticas públicas em nível de  governo.