FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 29 de maio de 2019

FEIRA GRATUITA VIDA LIBERTA CELEBRA SEMANA DO MEIO AMBIENTE COM PALESTRA DE MARIO MOSCATELLI NO DOWNTOWN

“Se não for agora, quando? Se não formos nós, quem?”
VIDA LIBERTA CELEBRA SEMANA DO MEIO AMBIENTE 6-7-8 DE JUNHO NO DOWNTOWN APRESENTANDO SOLUÇÕES QUE PODEM SER APLICADAS NO DIA A DIA. PALESTRAS COM MARIO MOSCATELLI, CLARISSA TAGUCHI E ALEX MOTTA CARDOSO

A Feira Vida Liberta celebra a Semana do Meio Ambiente, dias 6,7 e 8 de junho, no Downtown mostrando as ações que podemos fazer no dia a dia para alcançar as metas de desenvolvimento sustentável propostas pela ONU na agenda até 2030. Com o mote: “Se não for agora, quando? Se não formos nós, quem?” vamos mostrar que pequenos gestos impactam e que saúde e sustentabilidade podem andar de mãos dadas com a diversão. A feira é gratuita, acontece das 13h às 21h, é pet friendly e apresenta produtos de alimentação saudável, gastronomia vegana, sem glúten, sem lactose, produtos sustentáveis feitos de bambu, algodão, sem testes em animais e desenvolvidos por pequenos produtores, além de shows, meditação, yoga, flash tattoo e palestra com o biólogo Mário Moscatelli.  Os expositores mais sustentáveis recebem prêmio em dinheiro e a escolha é auditada pela Simbiose EcoSoluções que avalia critérios como sustentabilidade da produção, embalagens, logística reversa, entre outros.
“Fomos a primeira feira a criar um movimento de conscientização sobre o plástico. Num primeiro momento as pessoas estranharam, mas agora o canudo de plástico foi banido, por lei, do Rio de Janeiro, e estamos trazendo opções feitas de milho e abacaxi para substituir os pratos descartáveis além de estimularmos o ‘aluguel’ do copo para uso ou a compra de um copo pessoal em vez de beber e jogar fora mais um copo no lixo. Queremos que as pessoas se liguem nisso, que uma pequena ação pode gerar grande impacto”, explica o criador e organizador da Vida Liberta, Gustavo Goldani.  Uma das palestras desse evento – Direito Ambiental e o Consumidor – ministrada pelo advogado Alex Motta Cardoso ilustra bem a ação do consumidor final na decisão do legislativo sobre a mudança na lei dos canudos.
VIDA LIBERTA E ITENS DA AGENDA ONU - No objetivo 2 da lista da ONU está a melhoria da nutrição e a promoção da agricultura sustentável. Entre os palestrantes desta edição da Vida Liberta, destaca-se Clarissa Taguchi da Pancs Brasil que foi uma das maiores traders de orgânicos do Estado e atualmente se dedica ao cultivo e divulgação das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) nas receitas. No objetivo 12 da Agenda, pede-se a implementação de padrões de produção e de consumo sustentáveis levando em conta que a população global deve chegar a 9,6 bilhões de pessoas até 2050; o equivalente a três planetas que seriam necessários para prover os recursos naturais necessários para sustentar os estilos de vida atuais. Na Vida Liberta, são apresentados novos padrões de comportamento. A empresa Simbiose EcoSoluções certifica, instrui e avalia as práticas dos expositores dentro da sustentabilidade e todo material descartado na feira é reciclado. Eles recebem uma cartilha de procedimentos ecológicos e os que se destacam na redução de resíduos e boas práticas ambientais ganham uma premiação em dinheiro. A campanha contra o uso de plástico em descartáveis atende o objetivo 14 - conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos. Em expedição recente, foram encontradas sacolas plásticas a 11 mil metros de profundidade no oceano. Para atender o objetivo 16 - promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável – há investimento em palestras sobre novas formas de comportamento com mais diálogo e mais esclarecimento, meditação coletiva em todas as nossas edições e doação de alimentos e agasalhos para os projetos Arrastão de Luz, que atende moradores de rua, e Casa de Fraternidade Francisco de Assis.
ROTEIRO
FEIRA GRATUITA VIDA LIBERTA SEMANA DO MEIO AMBIENTE
6-7-8 JUNHO – QUINTA-SEXTA-SABADO  - DAS 13H ÀS 21H. GRATUITA
DOWNTOWN – Av. das Américas, 500 – Barra da Tijuca
Atividades gratuitas:
Palestra 06, quinta, às 13h – Mário Moscatelli (Biólogo) – Ativismo ambiental na revitalização do Rio de Janeiro
Palestra – Clarissa Taguchi (Pancs Brasil) – Bioeconomia no consumo de Orgânicos e PANCs
Palestra - Alex Motta Cardoso (Advogado Escritório Cardoso/Cindra) – Direito Ambiental e o Consumidor

Atividades pagas:
▪ Flash Tattoo com Zero21 Tattoo Studio;
▪ Massagem;
▪ Terapias

Doação: Alimentos não perecíveis e roupas para o projeto Arrastão de LUZ e para a Casa de Fatima em Sepetiba;
Ração para os animais do projeto Entre Pegadas que estará presente no evento com animais para adoção.