Com o tema A Formação de trabalhadores da saúde por meio de abordagem significativa da educação na fronteira Brasil-Uruguai, o 'Encontro do Cesteh' realizou a edição do mês de maio, com palestra do pesquisador da ENSP, Frederico Peres da Costa, que falou sobre a trajetória e a consolidação do projeto.
O pesquisador destacou que o programa surgiu da cooperação trilateral entre Brasil, Uruguai e Alemanha, e que cada país teve papel fundamental para colocar em prática o programa. “A Alemanha destinou o dinheiro para a reforma do local dos trabalhadores, e o Brasil entrou com a capacitação dos mesmos’’, explicou. Assim surgiu a parceria da ENSP com a Universidade de La República (UDELAR).
Um dos principais objetivos do projeto foi montar um programa de formação fortalecido em capacidades de saúde pública, principalmente o aumento da vigilância do HIV/Aids, na região de fronteira dos países, entre outros. De acorco com Frederico, a criação e elaboração do projeto durou cerca de dois anos. O que prolongou ainda mais esse tempo foi a diferença entre o Sistema de Saúde Brasileiro e o Sistema de Saúde do Uruguai, além da dificuldade de recebimento das informações que saiam da fronteira para a capital, Montevidéu.
O pesquisador explicou, ainda, a dinâmica de divisão das unidades de aprendizagem, que foram separadas em três etapas, com encontros em diversas áreas da fronteira e um tempo de duração de dois anos para a formação, gerando avanço das estruturas sociais e das relações determinadas em seus âmbitos.
Segundo Frederico Peres, a educação como um projeto de desenvolvimento social foi o método escolhido e o que mais se encaixou para a elaboração do programa. Para ele é fundamental esse tipo de formação, sendo um projeto de sociedade mais desenvolvida, ciente do seu papel cidadão e lugar no mundo. Depois da escolha do método de ensino, o programa foi dividido em duas etapas: capacitar profissionais de saúde para lecionarem as aulas e a formação de novos alunos. A primeira turma de profissionais formados foi em 2017, e turmas com novos alunos estão em andamento.
Necessidades identificadas
Uma das necessidades vista pelo programa foi a elaboração de um mestrado profissional para a Universidade de La República (UDELAR), já que não existia. Desta forma, foi criado apoio avançado à análise de dados no país e a vigilância de saúde, além do fortalecimento acadêmico da universidade. O Mestrado Profissional em Saúde Pública teve início em outubro de 2018 e tem previsão de formatura para 2020.