FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 25 de maio de 2019

Pesquisa da ENSP analisa Saúde do Trabalhador na Constituição do Brasil

Conforme nossa Constituição, a saúde pública tornou-se efetivamente um direito coletivo e de caráter público em 1988. Visto que a teoria não se aplica à prática, a aluna do programa de mestrado em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), Cíntia Telles, propôs um estudo com o tema Saúde do trabalhador na Constituição Brasileira.

Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Cíntia aponta notórias melhorias e falhas dentre as constituições brasileiras quando relacionadas à saúde pública do trabalhador. Segundo sua pesquisa, as constituições não poderiam abordar trabalho e saúde pública como um tema único, visto que a construção desse campo, conforme, atualmente, consta, ocorreu posteriormente a elas. Para tanto, foi realizada uma análise de forma independente, a fim de confirmar hipóteses sobre a correlação dos assuntos.

De acordo com a aluna, na Constituição de 1967, o uso do termo saúde é escasso, com média de uma aparição a cada mil palavras. “A partir disso, é possível observar a relevância dada ao tema durante esse período. Enquanto, na Constituição seguinte, de 1988, as abordagens são feitas em maior frequência e com aumento significativo, resultado do movimento da Reforma Sanitária Brasileira – um marco para a constitucionalização da saúde no país”, destacou.

Cíntia Telles comenta, na pesquisa, como a Constituição de 1988 é caracterizada pela incorporação de direitos sociais na forma de direitos humanos fundamentais. O tema saúde, por exemplo, é explorado de maneira mais abrangente, em termos qualitativos e quantitativos, haja vista a implementação da saúde pública como um direito social proveniente da cidadania, acessível, portanto, a toda e qualquer pessoa.

“A criação do Sistema Único de Saúde (SUS), durante a VII Conferência Nacional de Saúde, também é de grande importância dentre os feitos que compõem a luta do cidadão pelo seu direito à saúde pública, ainda que seja falho considerando sua descentralização e fragmentação nas respectivas esferas de governo (federal, estadual e municipal), interferindo, assim, em sua efetividade”, apontou a aluna.

De acordo com Cíntia, um dos maiores desafios para o engajamento das propostas presentes da Constituição de 1988 se refere à sua prática, tendo em vista sua apresentação teórica, considerada uma das mais vanguardistas do mundo. Contudo, a área da Saúde está muito comprometida, sendo essa uma análise de consenso.

Para a aluna, “falta materialidade para a realidade coincidir com a teoria. Com essa conjunção, será possível ter a experiência notória de Estado Democrático de Direito no país, o qual seria gerido por leis criadas pelo povo e direcionadas para a comunidade”, conclui. 
 
*Por Mariane Freitas, sob supervisão de Tatiane Vargas.

*Mariane Freitas é estagiária de jornalismo da Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP.
*Tatiane Vargas é jornalista da Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP.