FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

XIV Conferência Internacional de Eletricidade Atmosférica

 
O Rio de Janeiro recebe, de 8 e 12 de agosto de 2011, a 14ª Conferência Internacional sobre Eletricidade Atmosférica (ICAE, em inglês) que será realizada pela primeira vez no Brasil.
O prazo para submissão de resumos de trabalhos vai até o dia 30 de novembro.

Realizado pelo Comitê Internacional de Eletricidade Atmosférica, o evento é organizado em 11 tópicos temáticos: “Circuito elétrico atmosférico global”, “Eletricidade em tempo bom e íons atmosféricos”, “Eletrificação de tempestades”, “Física dos relâmpagos”, “Relâmpagos e meteorologia”, “Relâmpagos e clima”, “Relâmpagos e química da atmosfera”, “Efeitos das tempestades nas camadas superiores da atmosfera”, “Tecnologias de detecção de relâmpagos e suas aplicações em engenharia”, “Radiação energética produzida por tempestades” e “Danos causados por relâmpagos e métodos de prevenção”.

Em sua 14ª edição, a Conferência Internacional de Eletricidade Atmosférica (ICAE 2011) será realizada pela primeira vez no Hemisfério Sul. Até hoje poucos países tiveram a oportunidade de sediar o evento, entre eles os Estados Unidos, a Rússia, o Japão, a França, a Inglaterra, a Suécia e a China.

O evento é coordenado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Serão 37 países participantes, superando os 30 países participantes na China em 2007. E com um número recorde de trabalhos, 317, sendo que o recorde até então era de 300 trabalhos na conferência realizada em 1992, na Rússia.

O Brasil é o país com maior número de trabalhos completos a serem apresentados, com 77, seguido pelos Estados Unidos, com 63. “Para um país que iniciou sua participação na conferência há pouco mais de uma década, o progresso da pesquisa científica brasileira sobre raios é impressionante”, comenta o pesquisador Osmar Pinto Júnior, do INPE.

Na segunda-feira (8), às 10h45, no Sheraton Rio Hotel & Resort, haverá uma coletiva de imprensa para apresentar os principais avanços da ciência nesta área e anunciar resultados de pesquisas realizadas por brasileiros.

Realizada a cada quatro anos, a conferência reúne cientistas, engenheiros e usuários de informações sobre relâmpagos para apresentar e debater resultados da pesquisa em eletricidade atmosférica.

O evento será realizado no Sheraton Hotel, na Avenida Niemeyer 121, Leblon, Rio de Janeiro (RJ).