FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Conexões IV | Seminário de História Global e Transnacional | Lançamento da Revista Estudos Históricos nº 60

cid:image001.png@01D2C367.EE336880


Nas últimas décadas, sob o título de “global” ou de “transnacional”, novos debates historiográficos e inéditas abordagens teórico-metodológicas das ciências sociais produzidas no eixo norte-Atlântico ganharam forma repercutindo o fenômeno da nova globalização, acelerado desde os anos 1970. Mais ao sul, ao mesmo tempo, mas antes de simplesmente importar essas novas grades de leitura e de, dessa forma, apenas renovar uma relação paroquial com a Europa ou os Estados Unidos, acadêmicos também têm lançado mão de investigações sobre linhagens e estilos de pensamento que não se circunscrevem mais ao fato nacional ou às fronteiras políticas do Estado-nação.
Pesquisas ao Norte e ao Sul do chamado mundo ocidental têm conhecido, assim, novos questionamentos e uma revalorização de conexões e transferências entre sociedades, culturas e espaços até então desmerecidos ou, simplesmente, desconsiderados.
O objetivo deste seminário é de criar na Escola de Ciências Sociais da FGV um fórum de debate que se transforme não somente em um espaço para que pesquisadores apresentem trabalhos produzidos a partir das perspectivas mencionadas, mas também para entender as relações e criar pontes de diálogo entre as diferentes novas práticas das pesquisas em ciências humanas e de contribuir para uma maior internacionalização da produção acadêmica brasileira.

Esta sessão contará com o lançamento do número mais recente da Revista Estudos Históricos intitulado “Perspectivas Globais e Transnacionais” (vol. 30, n. 60 em livre acesso neste link). A edição apresenta o estado da arte das discussões em torno da História Global. Será apresentado o artigo “Entre Chicago e Salvador: Donald Pierson e o estudo das relações raciais”, que figura na referida edição, de autoria de Marcos Chor e Thiago Lopes, com comentários da pós-doutoranda Alejandra Judith Josiowicz (CPDOC/FGV).
Local: Fundação Getulio Vargas, praia de botafogo, 190, Auditório 1027
Horário: 14h-16h

Para acessar a programação completa do Seminário de História Global e Transnacional, e saber mais sobre as outras sessões clique aqui.