FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 12 de junho de 2011

CineSul 2011. Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo

Cinesul 2011: Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo

Mais de 230 filmes, entre Longas, Curtas e Médias-metragens de Ficção e de Documentário nas mostras - Competitiva e Paralelas. O homenageado desta 18ª edição é o diretor chileno Luis Vera.


Um panorama da recente cinematografia dos países latinos e ibero-americanos chega às telas cariocas entre 14 e 26 de junho no 18º Cinesul - Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo. O evento, realizado no Rio, traz cerca de 230 filmes inéditos no Brasil no circuito comercial, sendo 75 nas categorias competitivas de ficção e de documentário, divididas em 19 longas e 56 curtas e médias-metragens. As outras obras ganham exibição em mostras paralelas como "Palcos e Telas", "Foco Espanha", "Bossas Musicais", "Cinesul Animado", "Cinesul Ambiental" entre outras. Com entrada franca, o festival acontece no Centro Cultural Correios, Centro Cultural do Banco do Brasil, Cinemateca do MAM, Centro de Visitantes do Jardim Botânico e Ponto Cine. Haverá ainda exibição de filmes em estações do Metrô. O patrocínio é do Banco do Brasil e dos Correios.
Leonardo Gavina, organizador do Festival, destaca que, neste ano, foram inscritos 933 filmes. "As produções foram finalizadas entre 2009 e 2011 e vêm de vários países como Argentina, México, Cuba, além de coproduções de Canadá/Venezuela; Espanha/Itália entre outros. Procuramos selecionar trabalhos diversificados, tanto para a mostra competitiva quanto para as mostras paralelas. A qualidade é sempre o principal requisito e temos certeza de que o público ficará satisfeito com o que verá".
Produções de 15 países estarão em exibição nos 13 dias do Festival. Entre os longas de ficção que participam da competitiva estão "El último comandante", de Isabel Martínez (Costa Rica/Brasil); "Curitiba Zero Grau", de Eloi Pires Ferreira (Brasil) e "Aballay, el hombre sin miedo", de Fernando Spiner (Argentina). Entre os documentários destacam-se "Malditos Cartunistas", de Daniel Paiva e Daniel Garcia (Brasil), "La Deriva Dulce de un Niño Haitiano", de Pedro Ruiz (Canadá/Venezuela) e "Luz Teimosa", de Luís Alves de Matos (Portugal). Na competitiva concorrem ainda 29 curtas e médias-metragens de documentário e 27 curtas e médias-metragens de ficção.
O homenageado deste ano, o diretor e produtor chileno Luis Vera (58), ganha uma mostra com suas principais obras, todas inéditas no circuito carioca. Formado em Filosofia na Universidade do Chile e mestrado em Direção de Cinema na Universidade de Bucarest, sua relação com a imagem vem de sua primeira experiência, aos 15 anos, como repórter de uma revista esportiva. Aos 18, foi assistente de direção no filme "El Encuentro" (1971), um documentário sobre um fórum mundial juvenil realizado no Chile contra a guerra de Vietnã. Desde 91, atua como professor, tanto na América quanto Europa. Em 1995, fundou e dirigiu a TVL, primeira televisão de língua espanhola na Escandinávia. Atuou como membro da Associação de Cineastas suecos e delegado do Fórum Europeu de Diretores, em Valência. Atualmente é vice-presidente da Associação de Diretores e Roteiristas do Chile e membro do Conselho de Arte e da Indústria Audiovisual de Chile.
De 1972 até hoje, realizou mais de 50 curtas-metragens documentários e programas de televisão para países como Peru, Romênia, Suécia, Paraguai e Chile. Já escreveu e dirigiu sete longas-metragens, os quais foram exibidos tanto no cinema quanto na televisão de vários países. Premiado nos festivais em San Sebastián, Montreal, Havana, Berlim, Xangai, Rotterdam, Estocolmo, Londres, Nova Deli, São Paulo, Chicago, Trieste, Lima, Cartagena e entre suas obras mais importantes estão: "Hechos Consumados" (1985), "Consuelo" (1988), "El Pais de nunca jamás"(1992), "Miss Ameriguá" (1994), "Bastardos em el paraíso" (2000), "Viola Chilensis" (2003), "Neruda el hombre y su obra" (2004), "Gabriela de elqui, mistral del mundo" (2006), "Fiestapatria"(2007) e "La indepencia inconclusa" (2010).


Serviço:

Cinesul – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo
De 14 a 26 de junho - Entrada franca
Locais:
Centro Cultural Correios - Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro
CCBB – Rua Primeiro de Março, 66 - Centro
Cinemateca do Museu de Arte Moderna - Av Infante Dom Henrique 85 – Parque do Flamengo
Ponto Cine - Estrada do Camboatá, 2300 - Guadalupe
Centro de Visitantes do Jardim Botânico – Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico
Estações do Metrô