FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 11 de junho de 2011

Exposição MACHO TOYS

Exposição MACHO TOYS, de Fábio Carvalho

É a primeira exposição individual do ano da galeria Anna Maria Niemeyer - "Macho Toys", de Fábio Carvalho. A exposição conta com aproximadamente 30 trabalhos produzidos entre 2009 e 2011.
A série de trabalhos Macho Toys, do artista carioca Fábio Carvalho, surgiu como uma reflexão a respeito dos elementos que constituem os estereótipos de gênero e sexualidade, em particular nas culturas ocidentais machistas, como por exemplo os brinquedos que são presenteados às crianças, e as brincadeiras encorajadas e permitidas para cada sexo: bolas, carros, armas, soldados e brincadeiras mais ativas e de força para meninos; bonecas, jogos de chá, jantar e panelas em miniatura, e outras atividades delicadas para meninas, que reproduzem o universo doméstico, entendidas culturalmente como femininas.
Dos que partem, aos que ficam (Santuário das Ninfas II)
reprodução de fotos tiradas por soldados partindo para a I Guerra Mundial, decalques florais à base d'água, tinta acrílica, aquarela, verniz mordente, transfer ouro
2010/2011 | 30 x 24 cm (cada)

Macho Toys n° 24
21 bonecos e flores de plástico, pires de porcelana, adesivo termoplástico de etileno vinil acetato, fita dupla-face de espuma de poliuretano, suporte metálico para prato de parede.
2010 | dimensões totais: 90 x 185 cm

Esta divisão em dois mundos distintos, mesmo não intencionalmente, é usada para direcionar e demarcar a futura personalidade das crianças. A vivência da infância, através da socialização por meio das brincadeiras, permite que as crianças se construam como ‘pequenos homens’ e ‘pequenas mulheres’*1.

Depois de explorar o universo dos brinquedos, ou seja, da infância, a série Macho Toys seguiu para o mundo adulto, onde os estereótipos de virilidade, assunto dos trabalhos, estão já bem consolidados: o soldado, o halterofilista, o operário e o executivo bem-sucedido. Nesta exposição são apresentados trabalhos do primeiro grupo: o território militar.
Forget Me Not – nº 2
impressão a laser | tiragem de 10
2011 | 42 x 29,7 cm

A série Macho Toys opera na superposição e no conflito entre os estereótipos de masculinidade, e elementos atribuídos tradicionalmente ao feminino, em particular os padrões decorativos florais, a louça de porcelana, os scrapbooks vitorianos e a decoupage.

saiba mais, e veja imagens dos trabalhos:
http://issuu.com/fabiocarvalho2105/docs/machotoys?mode=embed

portfolio do artista Fábio Carvalho:
http://www.fabiocarvalho.art.br/

Galeria Anna Maria Niemeyer
http://www.annamarianiemeyer.com.br/

------------------------
*1 PINTO, Tatiane de Oliveira; LOPES, Maria de Fátima. Brincadeira no espaço da rua e a demarcação dos gêneros na infância. Rev. latinoam. cienc. soc. niñez juv;7(2):861-885, jul.-dic. 2009

Yours Sincerely
montagem fotográfica digital de padrões florais sobre reprodução de retratos de soldados da Primeira Guerra Mundial, molduras e porta-retratos antigos
2011 | dimensões totais: 90 x 160 cm

galeria Anna Maria Niemeyer
praça Santos Dumont, 140 A - Baixo Gávea
Rio de Janeiro

abertura quarta, 18 de maio às 19:00
até 18 de junho
terça a sexta : 12:00 às 21:00h
sábado e domingo: 14:00 às 18:00h