FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Congresso Internacional de Acreditação. Metodologia para Excelência na Qualidade e Segurança


O Congresso Internacional de Acreditação fala sobre novos rumos para qualidade e segurança em saúde
Excelência na qualidade e segurança clínica: impactos, resultados e caminhos. Esse é o tema central do I Congresso Internacional de Acreditação, que acontece de 13 a 15 de junho, no Rio de Janeiro
Na programação, duas conferências, um painel e uma mesa redonda merecem especial destaque, seja pela importância do palestrante ou pelo tema a ser apresentado: desafios para superar problemas de qualidade no atendimento e segurança do paciente, a importância da liderança para melhorar esses cuidados, o papel da bioética e do biodireito na questão do paciente como agente de decisão no seu cuidado, e a acreditação para operadoras de planos de saúde e sua interface com o mercado.

Abrindo o evento, Mark Chassin, presidente do centro de Transformação em Cuidados de Saúde da The Joint Commission (EUA), falará sobre as mais críticas questões de segurança e problemas de qualidade no atendimento. Em pauta, a infecção associada à assistência médica, problemas de comunicação entre equipes e turnos, cirurgia do lado errado e erros de medicação, dentre outros temas.

"O Papel da Liderança na Promoção da Acreditação para Melhorar a Qualidade do Cuidando ao Paciente" será o tema de Philip Hassen, presidente International Society for Quality in Health Care (ISQua) e da Canadian. Hassen defende que a acreditação pode melhorar as estruturas, processos e resultados e, sobretudo, reduzir os danos e habilitar as organizações a melhorar a qualidade e segurança.

A mesa redonda "Bioética, o Paciente como Agente de Decisão de seu Cuidado" promete levantar polêmica face às questões a serem abordadas. Advogados especializados no tema e os presidentes da Associação Médica Brasileira e da Sociedade Brasileira de Bioética debaterão sobre o direito a recusa do tratamento, o direito à segunda opinião e o direito na participação do cuidado.

O painel "Acreditação para Operadoras de Planos de Saúde", com a participação do presidente da Bradesco Saúde, Márcio Coriolano, do assessor da Superintendência Técnica da Amil, Paulo César de Souza, fomentará discussão que deve levantar reflexões sobre serviço ainda incipiente no mercado brasileiro: a acreditação para operadoras de planos de saúde. A melhoria do contato entre operadora prestadora, contratante de serviço e clientes será outro ponto abordados pelos convidados.

Para participar
O Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) e a Joint Commission International (JCI), promotoras do evento, oferecem cinco opções de pacotes para participação no Pré-Congresso e no Congresso Internacional de Acreditação, que acontecem de 12 a 15 de junho, no Rio de Janeiro. Os preços variam de R$ 300,00 a R$ 2.500,00 e podem incluir a participação apenas no pré-congresso e/ou congresso, hospedagem e o pacote completo.

No Pré-Congresso há três opções de cursos: Introdução a Qualidade e Ferramentas da Qualidade, Metas Internacionais de Segurança do Paciente – Capacitação para Profissionais de Serviços de Saúde e, Introdução a Auditoria Interna, Metodologia Joint Commission.

Na programação do Congresso Internacional de Acreditação, que será realizado em três dias, serão três conferências internacionais, quatro mesas redondas e quatro paineis, com representantes de diversos hospitais, organizações e associações de classe do Brasil e do exterior.