FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 28 de junho de 2011

Lançamento do Livro Gonzaga Duque-Outras Impressões: Críticas, Crônicas e Cartas 1882-1906

Gonzaga Duque - Outras impressões: críticas, crônicas e cartas 1882–1906
Clique na foto para ampliar
A Fundação Casa de Rui Barbosa promoveu, no dia 27 de junho, às 16 horas o evento de lançamento do livro Gonzaga Duque - Outras impressões: críticas, crônicas e cartas 1882–1906 organização de Júlio Castañon Guimarães e Vera Lins (Contracapa editora, 448 páginas, R$40,00).
O lançamento foi precedido por uma palestra e uma mesa-redonda sobre a obra do crítico e o contexto em que escreveu, a virada do século XIX para o XX. A conferência foi ministrada por Hélio Eichbauer (cenógrafo) e a mesa-redonda composta por Antonio Edmilson Martins Rodrigues (historiador/PUC-Rio) e Liliane Machado (doutora em Letras pela UFRJ) .
Sobre a obra:

A coletânea de textos de Gonzaga Duque [1863-1911], publicada com apoio da Faperj, resulta do trabalho de pesquisa desenvolvido no Setor de Filologia do Centro de Pesquisa da Fundação Casa de Rui Barbosa, reúne crônicas, críticas de arte e contos publicados na imprensa e não recolhidos em livro, manuscritos inéditos, duas traduções e diversas cartas do escritor e intelectual diligentemente atento às questões de seu tempo e à vida cultural do Rio de Janeiro. Escritos entre os anos de 1882 e 1910, tais textos e cartas se juntam à produção coligida por Vera Lins e Júlio Castañon Guimarães no volume Impressões de um amador: textos esparsos de crítica. Em sua voz intensa e freqüente na vida cultural do Rio de Janeiro, descortina-se um reflexão sobre o Brasil e sua gente que só desfaz idéias prontas, como também ousa criar imagens e palavras com o intuito de interferir seja nos modos de viver, seja na cidade e, suas instituições.