FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 16 de junho de 2011

II Encontro Ibero-Americano de Autoridades Reguladoras do setor de Gás


Depois do grande sucesso alcançado no I Encontro de Autoridades Reguladoras – Setor de Gás LP, que foi realizado no México em 2010, o Brasil foi escolhido para receber a segunda edição do encontro. Entre os dias 06 e 07 de junho deste ano, a bela cidade do Rio de Janeiro receberá as principais autoridades ibero-americanas de nosso setor, no Hotel Windsor Atlântica, Copacabana. 

 Origem do GÁS LP

O GÁS LP tem duas origens: 60% são recuperados da extração de gás natural e óleo da terra, e os 40% restantes são produzidos durante o refino do petróleo cru. O GÁS LP é assim um subproduto que ocorre naturalmente. No passado, o GÁS LP era eliminado pela dispersão e queima (por exemplo, a queima de gás i não utilizado), desperdiçando o pleno potencial desta fonte de energia excepcional.
Embora ligado à produção de gás natural e petróleo cru, o GÁS LP possui suas próprias vantagens distintas e pode executar quase todas as funções energéticas dos combustíveis primários de onde é derivado.

Gás Natural e extração de petróleo

Quando o gás natural e o petróleo cru são retirados da terra, uma mistura de vários gases e diferentes líquidos é extraída, com o GÁS LP. Antes do gás natural e do petróleo poderem ser transportados ou usados, os gases que compõem o GÁS LP - que são um pouco mais pesados – são separados.

Refino do Petróleo Cru

O processo de refino de petróleo é complexo e envolve vários estágios. O GÁS LP é produzido do petróleo em vários destes estágios, incluindo destilação atmosférica,transformação, craqueamento e outros. É produzido porque os gases pelo qual é composto (butano e propano) estão agregados ao petróleo cru. A fim de estabilizar o petróleo cru antes da distribuição em oleodutos e navios petroleiros, estes gases naturais ou “associados” são ainda mais processados para se transformar em GÁS LP.
No refino do petróleo cru, os gases que compõem o GÁS LP são os primeiros produtos produzidos para formar os combustíveis mais pesados, como diesel, combustível para avião a jato e gasolina. Aproximadamente 3% de um barril de petróleo cru típico são refinados em GÁS LP, embora até 40% de um barril poderiam ser transformados em GÁS LP.