FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Exposição Ponto em Movimento


No dia 9 de junho, quinta-feira, às 18h30, o Departamento Cultural da UERJ inaugura, na galeria Cândido Portinari, a exposição Ponto em Movimento, individual do artista plástico e fotojornalista Renato Velasco. A mostra, que não se restringirá ao espaço da galeria, ocupará também alguns espaços internos e externos da Universidade com pinturas, monotipias fotográficas, objetos e uma instalação gigante, todos eles produzidos com a utilização de 25 quilômetros de barbantes, pretos e brancos, e tendo como elementos poéticos a linha e o nó.

Renato Velasco explora a tradição da linha, presente em diversos movimentos como o abstracionismo geométrico, o cubismo e o futurismo para suscitar no público diversas percepções por meio da conexão de objetos com diversas estruturas. A escolha das cores, preto e branco, para explorar em suas obras, indica a recusa de Velasco a variações cromáticas lidando assim com valores absolutos da cor total – o branco – à ausência ou saturação de todas – o preto. O nome da mostra “Ponto em Movimento”, de acordo com o curador, o jornalista e professor de História da Arte, Mauro Trindade, “toma emprestado expressão do pintor e filósofo Wassily Kandinsky de que a própria linha, é o ‘ser invisível’ formado por um rastro do deslocamento do ponto e, portanto, pura ação e energia que une, divide e desloca arte e pensamento”, explica.

A proposta do artista é apresentar uma exposição com intervenção urbana inusitada e surpreendente, estabelecendo relações entre a cidade e o pensamento e assim provocar o estranhamento no público que visita a exposição e nos transeuntes ao se depararem com as obras espalhadas pela universidade. Elas refletem a busca do artista em alcançar o máximo de efeito com o mínimo de recursos. Em suas pinturas, Renato dispensa pigmentos, aglutinantes, solventes e fixadores e utiliza apenas barbantes, pretos ou brancos, tramados sobre a tela.

Renato iniciou sua carreira profissional atuando como fotógrafo em jornais e revistas, tais como: O Globo, O Dia, Jornal do Brasil, Visão e Isto é. Em 2003, recebeu menção honrosa no prêmio Wladimir Herzog com a reportagem “No Mundo da Rua”, sobre moradores de rua no Rio de Janeiro. O interesse pela arte o levou a estudar pintura no Parque Lage onde ampliou seu lado artístico. Podemos destacar dentre os seus trabalhos as seguintes exposições individuais: “Fragmentos” na galeria virtual Oi Futuro, no Rio de Janeiro (2007); “Asfalto – Arqueologia Urbana”, também individual, que esteve em cartaz nos espaços da Caixa Cultural no Rio de Janeiro (2005) e em Salvador (2007), na Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e na Fundação Hassis, em Santa Catarina (2009).

No dia 28 de junho, terça-feira, às 18h30, na Midiateca Arte e Cultura, localizada no Centro Cultural da UERJ, haverá lançamento do catálogo da exposição e uma mesa-redonda mediada pelo curador da mostra, Mauro Trindade (jornalista e professor de História da Arte), que receberá o artista expositor Renato Velasco e os seguintes convidados: Leandro Pimentel (fotógrafo); Roberto Velasco (músico); e Alberto Kaplan (artista visitante da UERJ).

UERJ/SR-3/Decult apresentam:

Exposição “Ponto em movimento”
Artista Expositor
: Renato Velasco
Local: Galeria Cândido Portinari e arredores da galeria
Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã
Tel.: (21) 2334-0728 / 0114

Abertura: 9 junho de 2011, quinta-feira, às 18h30
Visitação: até 15 de julho de 2011.
De: segunda a sexta, das 9h às 20h

ENTRADA FRANCA