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segunda-feira, 6 de junho de 2011

Sexto Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias Práticas . Teorias Sociais na Contemporaneidade


VI Seminário Internacional
As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Educação
6 a 9 de junho de 2011

Cresce na contemporaneidade o debate sobre a pluralidade do mundo, dos conhecimentos que nele circulam e se enredam para além do conhecimento científico, até recentemente considerado como única forma de conhecimento válida e universal.
Se, historicamente, epistemicídios de toda sorte(1) foram cometidos, somos hoje capazes de reconhecer diferentes modos de conhecer o mundo e de com ele dialogar, diferentes práticas/teorias sociais em embate e diálogo no mundo acadêmico e cotidiano. Vivemos hoje um momento histórico em que a crise do paradigma hegemônico vem sendo acompanhada pelo crescimento desses estudos e debates em torno dessa multiplicidade de práticas/teorias sociais nos diferentes campos de estudo, dentre eles na Educação.

Assim, em sua sexta edição, os organizadores do Seminário Internacional "As redes educativas e as tecnologias", na tradição das preocupações sociais e culturais que vêm dedicando aos problemas educativos desde sua primeira edição, se propõem a discutir a contemporaneidade com suas múltiplas e diferenciadas práticas/teorias sociais em diferentes redes educativas.
Situando-se aquém ou além da "opinião" que se tem na conta de "científica", o senso comum, em sua sabedoria ancestral, não se deixa perturbar pelo dever ser e, assim, reconhece o que é ou está. Paul Ricoeur deu a isso o nome de "discursividade primordial do vivido".
Michel Maffesoli

1. Santos, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice - o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1995.

Os objetivos principais desta sexta edição do seminário são:
  • compreender as relações dos sujeitos de práticas/teorias sociais com as tecnologias em múltiplas redes educativas;
  • relacionar práticas/teorias sociais desenvolvidas em diferentes espaços/tempos por diferentes praticantes, com a vida cotidiana e as redes educativas que o habitam e que são acionadas nesses processos;
  • interrogar os processos de constituição e discussão de diferentes práticas/teorias sociais na contemporaneidade, notadamente no campo da educação, em suas diferentes dimensões e formas;
  • discutir as questões éticas e estéticas que se colocam na relação cotidiana das práticas/teorias sociais e educativas com o entorno social e cultural.
Comissão organizadora
  • Inês Barbosa de Oliveira
    [coordenação geral]
  • Ana Maria Bandeira de Mello Magaldi
  • Edméa Oliveira dos Santos
  • Jane Paiva
  • Maria Luiza Magalhães Bastos Oswald
  • Siomara Borba Leite