FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Aniversário da Academia de Medicina e Posse do Ministro da Saúde Alexandre Padilha


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, tomou posse hoje, como vice-presidente honorário da Academia Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro. A posse ocorreu na cerimônia de 182º aniversário da Academia, às 20h. Na ocasião, também foram entregues os Prêmios Acadêmicos 2011.
Padilha sucedeu Pietro O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, tomou posse nesta quinta-feira do cargo de vice-presidente honorário da Academia Nacional de Medicina, no Rio. A cerimônia aconteceu durante as comemorações pelo 182º aniversário da Academia, atualmente presidida por Pietro Novelino.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha


"Hoje faz exatamente seis meses que substituí o ministro [José Gomes] Temporão e a sensação que tenho é de segunda posse", disse Padilha.
O ministro falou de grandes desafios do Brasil na área e fez questão de lembrar da assembleia geral da ONU (Organização das Nações Unidas), que acontece em setembro e cujo tema será a saúde.
"Vamos inaugurar um novo capítulo na saúde global a partir de setembro desse ano, quando os chefes de Estado vão discutir o tema. É a terceira vez na história da ONU que a saúde é o tema central", comemorou.
Para Temporão, que também estava no evento, a sociedade só tem a ganhar com as relações entre a Academia e o governo.
"Praticamente cem grandes médicos de várias especialidades colocam seu conhecimento à disposição da sociedade brasileira, então essa aproximação com o ministério é altamente importante no sentido, por exemplo, de a Academia ajudar a formar melhores especialistas, poder elaborar documentos, relatórios, ajudando a analisar determinadas situações, realizando pesquisas aplicadas, enfim, assessorando o ministério da Saúde".
Presente no evento, o secretário municipal de Saúde do Rio, Hans Dohmmann, também falou de desafios para o Estado e comemorou o que classificou como avanços da saúde no município.
"O maior desafio da saúde do Rio vem sendo vencido, finalmente. Éramos a pior capital da República no nível de Atenção Primária à Saúde (APS), que é essencial para organizar o sistema. Tínhamos cerca de 3,7% da população recebendo cuidados primários e agora temos 25% de cobertura e já estamos indo para 35%. A instalação da atenção primária será, sem dúvida nenhuma, o eixo reorganizador do sistema único de saúde no Rio", disse.Novelino
.