A Associação Brasileira de Anunciantes promoveu no dia 28 de junho o IX Fórum ABA Rio de Branding. O evento, que acontece no Auditório da Universidade Petrobras, vai debater as melhores estratégias, técnicas e ferramentas de branding a partir de palestras com experientes profissionais do mercado sob a ótica de gestores de marcas dos anunciantes, agências especializadas, veículos e professores acadêmicos. O encontro é direcionado aos profissionais das áreas de branding e gestão de marcas, marketing, vendas, gestão de produtos e comunicação das empresas anunciantes, veículos, agências e fornecedores especializados e interessados no tema.
Na abertura do Fórum, o gerente de marcas e comunicação da Technos do Brasil,Stephan Younes, apresentou a palestra “Marca: um alvo tangível”. Em seguida, a publicitária e professora da ESPM Rio, Maria Inez Murad, discute o tema “Marcados para sempre: novos desafios do branding”. A programação da manhã continua com o painel “Anunciantes”, que reúne a gerente executivada TIM Brasil, Flávia Miguez, apresentando o “Case Infinity”, e o diretor do supermercado Zona Sul, Jaime Xavier, que fala sobre “Marcas e negócios X Gênios e imbecis”.
À tarde, a diretora criativa da Zanna Sound Branding, Zanna Lopes, abordou o tema “Vida Sonora”. Na sequência, o painel “Rebranding: GNT” conta com a participação da gerente de marketing do canal, Daniela Mignani, e do diretor de vendas da Globosat, Eduardo Salvador.
Logo depois, o sócio-diretor da Brainbox Design Estratégico,Zeh Henrique Rodrigues,discutea importância do design na construção de marcas de sucesso com a palestra “Está muito caro, eu só queria uma ‘marquinha’". Encerrando o Fórum, o professor da ESPM Rio, Rique Nitzsche, falou sobre “O branding no PDV”.