FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Premiação CONBRASCOM 2011


O Tribunal de Justiça de Rondônia foi o vencedor de três categorias do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, promovido pelo Fórum Brasileiro de Assessores de Comunicação dos órgãos que compõem o Judiciário brasileiro. A cobertura do Caso Urso Branco, na categoria relacionamento com a mídia; o manual eletrônico do Sistema Digital do Segundo Grau (modernização da Justiça) e o documentário Bizarrus (reportagem de TV) foram os projetos escolhidos. A entrega do prêmio ocorreu na noite desta quarta-feira, 22, no encerramento do VII Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação da Justiça, no Rio de Janeiro.

Como forma estimular a produção e promover a Justiça no país, o Fórum organiza anualmente o prêmio, que em 2011 recebeu número recorde de inscrições: 178. O projeto escolhido como a melhor iniciativa realizada em 2010 no Brasil no relacionamento com a mídia, a cobertura do maior júri popular da história de Rondônia, concorreu com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios e com Conselho Nacional de Justiça. A cobertura desse julgamento reuniu esforços de diversos setores do TJRO. Além de transmitir a íntegra das sessões de julgamento, todos os texto que noticiavam o andamento do júri, foram simultaneamente traduzidos para espanhol e inglês, por conta repercussão internacional dos 27 assassinatos ocorridos no presídio Urso Branco, em 2002. A estratégia de atendimento à imprensa e a transparência da Justiça de Rondônia foram destacas pelo projeto. As sessões de júri foram presididas pelo juiz Aldemir de Oliveira, que garantiu o amplo acesso da sociedade às informações.
Já na categoria Modernização da Justiça, o TJRO dividiu o primeiro lugar com o projeto do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Rondônia venceu com o Manual Eletrônico do Sistema Digital do Segundo Grau, iniciativa idealizada pelo desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, coordenador da implantação do sistema julgamentos virtuais no 2º grau da Justiça rondonienese. O manual eletrônico é um vídeo que explica a advogados, membros do MP, defensores e outros profissionais da área jurídica como funciona o Sistema.
A história dos 10 anos do grupo teatral Bizarrus foi premiada como a melhor reportagem de TV. O trabalho do TJRO, por meio da Vara de Execuções Penais, apoiou a divulgação do aniversário da peça encenada por apenados sistema prisional de Rondônia. O juiz Sérgio William Domingues Teixeira coordenou o trabalho de apoio institucional ao projeto teatral. O vídeo mostra a trajetória do grupo e reforça a ideia de que é preciso ressocializar os presos do Brasil como forma de garantir direitos e trabalhar pela paz. O vídeo concorreu com iniciativas do Conselho da Justiça Federal e do Tribunal de Justiça do Espírito Santo.
O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, afirmou que a premiação coroa a atuação do Judiciário que já é o que mais rápido julga no país. "A transparência da Justiça é respeito com o jurisdicionado".