O Tribunal de Justiça de Rondônia foi o  vencedor de três categorias do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça,  promovido pelo Fórum Brasileiro de Assessores de Comunicação dos órgãos que  compõem o Judiciário brasileiro. A cobertura do Caso Urso Branco, na categoria  relacionamento com a mídia; o manual eletrônico do Sistema Digital do Segundo  Grau (modernização da Justiça) e o documentário Bizarrus (reportagem de TV)  foram os projetos escolhidos. A entrega do prêmio ocorreu na noite desta  quarta-feira, 22, no encerramento do VII Congresso Brasileiro de Assessores de  Comunicação da Justiça, no Rio de Janeiro.
Como forma estimular a produção e promover a  Justiça no país, o Fórum organiza anualmente o prêmio, que em 2011 recebeu  número recorde de inscrições: 178. O projeto escolhido como a melhor iniciativa  realizada em 2010 no Brasil no relacionamento com a mídia, a cobertura do maior  júri popular da história de Rondônia, concorreu com o Tribunal de Justiça do  Distrito Federal e dos Territórios e com Conselho Nacional de Justiça. A  cobertura desse julgamento reuniu esforços de diversos setores do TJRO. Além de  transmitir a íntegra das sessões de julgamento, todos os texto que noticiavam o  andamento do júri, foram simultaneamente traduzidos para espanhol e inglês, por  conta repercussão internacional dos 27 assassinatos ocorridos no presídio Urso  Branco, em 2002. A estratégia de atendimento à imprensa e a transparência da  Justiça de Rondônia foram destacas pelo projeto. As sessões de júri foram  presididas pelo juiz Aldemir de Oliveira, que garantiu o amplo acesso da  sociedade às informações.
Já na categoria  Modernização da Justiça, o TJRO dividiu o primeiro lugar com o projeto do  Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Rondônia venceu com o Manual Eletrônico  do Sistema Digital do Segundo Grau, iniciativa idealizada pelo desembargador  Marcos Alaor Diniz Grangeia, coordenador da implantação do sistema julgamentos  virtuais no 2º grau da Justiça rondonienese. O manual eletrônico é um vídeo que  explica a advogados, membros do MP, defensores e outros profissionais da área  jurídica como funciona o Sistema.
 A história dos 10 anos do  grupo teatral Bizarrus foi premiada como a melhor reportagem de TV. O trabalho  do TJRO, por meio da Vara de Execuções Penais, apoiou a divulgação do  aniversário da peça encenada por apenados sistema prisional de Rondônia. O juiz  Sérgio William Domingues Teixeira coordenou o trabalho de apoio institucional ao  projeto teatral. O vídeo mostra a trajetória do grupo e reforça a ideia de que é  preciso ressocializar os presos do Brasil como forma de garantir direitos e  trabalhar pela paz. O vídeo concorreu com iniciativas do Conselho da Justiça  Federal e do Tribunal de Justiça do Espírito Santo.
O presidente do Tribunal  de Justiça de Rondônia, desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, afirmou que  a premiação coroa a atuação do Judiciário que já é o que mais rápido julga no  país. "A transparência da Justiça é respeito com o  jurisdicionado".
