FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Roça In Rio 2011

ROÇA IN RIO - Arraial da Providência 2011

  • A grande festa junina ocupará o Jockey Club de 17 a 19 de junho
Uma das mais populares e concorridas festas juninas do Rio de Janeiro, o Roça in Rio – Arraial da Providência chega este ano a sua 8ª edição. Entre os dias 17 e 19 de junho, o público que for ao Jockey Club da Gávea vai encontrar muita alegria, música, brincadeiras, comidas e bebidas típicas da roça. Organizado pelo Banco da Providência, o evento é também uma grande oportunidade para ajudar o próximo: toda a renda é revertida para os projetos sociais do Banco, que atua em 104 comunidades de menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) no Rio de Janeiro, promovendo anualmente oportunidades de geração de renda para mais de duas mil famílias. Ao todo, o Roça In Rio ocupará um espaço de cerca de 8.000 metros quadrados. Nesse espaço, serão montadas as barracas, palcos e áreas de diversão.
A expectativa da organização é de que cerca de 25 mil pessoas passem pelo Arraial nos três dias de evento. Além de todas as atrações que uma grande festa junina pode oferecer, o Arraial da Providência dá a seu público a oportunidade de se divertir com muitas outras atividades, como o Bingo do Bem, além de brincadeiras e recreação. Uma novidade este ano será o espaço Moda Fashion, com exposição de bijuterias, acessórios e vestuário feminino. Apresentações de quadrilhas e shows completam o programa. No palco principal, shows de grandes artistas, como Moraes Moreira e Trio Pé de Serra. Não vai faltar o tradicional Casamento na Roça, que, este ano, levará para o altar o casal de ex-BBBs Adriana e Rodrigão. O Arraial, aliás, leva todo ano para o Jockey nomes de destaque da TV. Já passaram pela grande festa famosos como Xuxa, Regina Duarte, Luiza Brunet, Lavinia Vlasak, Dado Dollabella, Preta Gil, Fabiana Karla, entre muitos outros. Após o casamento, os artistas se juntam ao público para dançar a quadrilha.
Shows
Para quem não gosta de ficar parado, o Arraial da Providência preparou uma programação muito especial. O palco principal do evento receberá três grandes nomes da chamada música caipira, sempre a partir das 21 horas. Na sexta-feira, dia 17/06, a atração será o Trio Pé de Serra; no sábado, 18/06, será a vez de Moraes Moreira tocar para o público do Arraial, com show de abertura de Roberta de Recife. A trilha sonora da noite de domingo, 19/06, ficará a cargo da Banda Pimenta do Reino.
Formado por dois cariocas e um nordestino que fincou suas raízes no Rio de Janeiro, o Trio Pé de Serra, atração da primeira noite, arrasta multidões por onde toca, mostrando a ginga do autêntico forró “raiz” de artistas como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Trio Nordestino. No sábado, xaxados e galopes vão tomar conta do palco, na voz de Moraes Moreira. Além de composições próprias, como a consagrada “Festa do Interior”, o artista promete colocar todo o público para dançar ao som de clássicos da nossa cultura popular. No show de abertura, Roberta de Recife . No domingo, quem for ao Arraial da Providência vai saber porque a Banda Pimenta do Reino é conhecido por apresentar um forró diferente. Quem já viu a apresentação dos músicos, com a mistura de sanfona, zabumba e triângulo com violão, flauta, violino, baixo e percussão sabe que o resultado é uma melodia leve e dançante.
No palquinho, crianças e adultos poderão assistir às apresentações do Ballet Carlota Portela e da Companhia de Dança Hiran Sereni. Animadores profissionais do Grupo Entreter também estarão por lá fazendo a alegria da criançada durante toda a tarde. E não vão faltar quadrilhas nessa grande festa. Na sexta-feira, tem apresentação da quadrilha do Sampaio, referência do folclore junino fluminense. No sábado, a quadrilha São Judas, representada por jovens da paróquia N. S. das Dores e São Judas Tadeu, e a Estrela da Paz, trazendo a cultura do Cordel. No domingo, é a vez da quadrilha Fogo de Palha, levando para o público a tradição nordestina da dança.
Para o público se deliciar com comidas típicas, 10 barraquinhas, além de um restaurante e uma pizzaria, serão montadas no evento, oferecendo salsichão, milho, churrasquinho, tapioca, quentão, canjica, pé de moleque, paçoca, algodão doce e pipoca, além de acarajé, crepes, e outras delícias, como morango com chocolate e doces finos caseiros. E quem quiser ganhar prêmios não pode deixar de participar do já tradicional Bingo do Bem, com várias rodadas todos os dias. Os participantes podem ganhar brindes doados por lojas e marcas conceituadas, uma extensa relação de prêmios que inclui desde jóias até eletrodomésticos. Um grande novidade no Roça in Rio será o espaço de Moda Fashion, que ficará montado na Tribuna C, totalizando uma área de 100m². No espaço estandes com bijuterias, acessórios, bolsas, óculos, vestuário feminino e sapatos.
ARRAIAL DA PROVIDÊNCIA CONTRIBUI PARA OS PROJETOS SOCIAIS DO BANCO DA PROVIDÊNCIA
Os eventos são a maior fonte de recurso do Banco da Providência, garantindo 60% das receitas da instituição. Uma outra parte é suprida com parcerias empresariais, doações individuais, além de convênios com o setor público. O Banco possui dois eventos de captação de recursos: além do Arraial da Providencia, todo fim de ano acontece a Feira da Providência. Realizado desde 2004, o Arraial da Providência é um verdadeiro encontro de responsabilidade social e diversão, que envolve uma equipe de voluntários comandados por Gisella Amaral.
SOBRE O BANCO DA PROVIDÊNCIA
Fundado há 52 anos por Dom Hélder Câmara, então bispo auxiliar do Rio de Janeiro, o Banco da Providência é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve projetos de geração de renda, incluindo socialmente jovens, adultos e famílias que vivem em situação de pobreza extrema na cidade do Rio de Janeiro.
Para isso, o Banco da Providência desenvolve projetos para promover o protagonismo juvenil, a capacitação para o trabalho, a inserção no mercado de trabalho e o aumento da renda familiar. Além de colaborar para reduzir a extrema pobreza de milhares de famílias, a metodologia de inclusão social do Banco da Providência gera verdadeiras oportunidades de transformação, pois se baseia na identificação de potencialidades e vocações, na formação e qualificação profissional, na inserção no mundo do trabalho e na capacitação de lideranças comunitárias como bases de apoio ao desenvolvimento local. Com esta rede, criam-se condições de atender de forma eficiente e articulada as demandas dessas famílias. A ação estratégica do Banco está concentrada em 16 bairros que abrangem 104 comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município do Rio de Janeiro. Por ano, 40 mil pessoas são atendidas.
Para mais informações acesse o site: www.bancodaprovidencia.org.br
SERVIÇO ROÇA IN RIO – ARRAIAL DA PROVIDÊNCIA 2011
Data e HorárioAbertura: Dia 17/06, às 17 horas
Funcionamento:
Sexta, 17/06 - das 17h às 1h
Sábado, 18/08, e Domingo, 19/06 -das 13h à 1h

Endereço:
Jockey Club –Rua Jardim Botânico 1003 - Gávea