FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Quinto Encontro Americano de Psicanálise de Orientação Lacaniana

Uma das estrelas do evento é o psicanalista, psicólogo e doutor em Psicanálise francês Éric Laurent, membro da École de la Cause Freudienne (ECF), da EBP, da Associação Mundial de Psicanálise (AMP) e autor de mais de 270 referências em francês, com artigos e capítulos de livros traduzidos para outros sete idiomas. Este fim de semana ele lança o livro “Loucuras da Vida Cotidiana” em Tiradentes ,  falou sobre loucura, felicidade, redes sociais, sociedade e vida contemporânea. Para ele, a satisfação máxima, gozo atual da sociedade, “é um imperativo tão destruidor como foi a repressão na época vitoriana”.  A loucura que habita em cada um de nós norteia o tema do V Encontro Americano de Psicanálise de Orientação Lacaniana (Enapol) que acontece em junho, pela primeira vez, no Rio de Janeiro. Sob o título “A saúde para todos, não sem a loucura de cada um”, o evento vai reunir mais de mil profissionais de 15 países da América para discutir as políticas de propagação do bem-estar na sociedade, com a preocupação de manter as características pessoais dos cidadãos.
- Somos saudáveis, mas com imperfeições, diferenças, singularidades. A ideia de saúde para todos, mas sem a maluquice de cada um não se sustenta. Pensamos num bem-estar qualificado – explica Marcus André Vieira, diretor-executivo do encontro, que acontece nos dias 11 e 12 de junho no Hotel Sofitel, em Copacabana.
No Enapol, será questionado qual o bem-estar que se deseja alcançar. O mal-estar subjetivo afeta hoje a muitos e transborda em abuso de substâncias, excessos, atos em conflito com a lei e relacionamentos fracassados. Além de apresentar e discutir mais de 300 casos clínicos, os psicanalistas vão receber autoridades das áreas do direito, da educação e da saúde, para tratar de assuntos correlatos.
A preparação já começou e diversos trabalhos estão sendo produzidos sobre o tema. O resultado será lançado no Enapol: um livro com 23 textos e que receberá o mesmo título do evento, numa parceria da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e da editora Wak. Estarão presentes a psicanalista Judith Miller, presidente da Fundação do Campo Freudiano; e os conferencistas Leonardo Gorostiza, presidente da Associação Mundial de Psicanálise e Eric Laurent, membro da École de la Cause Freudienne, com sede em Paris.
O Enapol acontece a cada dois anos e segue as diretrizes do evento correspondente na Europa (Existe saúde ideal?, este ano). Ainda há vagas e as inscrições podem ser feitas no site do encontro . A última edição ocorreu em 2009, em Buenos Aires, Argentina.
Os eventos preparatórios acontecem em todo o Brasil e, no Rio, começam nesta segunda as atividades semanais previstas para os meses de abril e maio. Os encontros são abertos ao público, ocorrem a partir das 19h, na sede da EBP no Rio, e a primeira discussão será sobre “Lei e gozo: a miragem do gozo do Outro, culpa e responsabilidade”. Mais informações, no site da organização .