FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Festival Varilux de Cinema Francês 2011


Seja bem vindo a mais uma edição do Festival Varilux de Cinema Francês!
 
Realizado em junho de 2010 em 9 capitais do Brasil, o Festival Varilux de Cinema Francês seduziu mais de 25.000 espectadores e teve uma cobertura de imprensa de projeção nacional.
Após tamanho sucesso, o Festival foi solicitado por salas de cinema de todo país, portanto, a edição 2011 acontecerá em 30 cinemas de 22 cidades, distribuídas em 17 estados brasileiros, tornando a iniciativa inédita por ser o primeiro festival de cinema com tamanha abrangência no Brasil.
O evento será simultâneo de 08 a 16 de junho no Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Brasília, Campos, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Juiz de Fora, Macaé, Maceió, Natal, Porto Alegre, São Luís, Santos, Salvador, Recife e Vitória. Em Fortaleza, o festival acontece no período de 16 a 23, e em Belo Horizonte, entre 24 e 30 de junho.
Além de exibição de filmes em todas as cidades, o festival promove um encontro entre profissionais da área cinematográfica no Rio de Janeiro. A delegação francesa e os profissionais brasileiros debatem o mercado no encontro “Cinema digital e diversidade cultural: Desafios e oportunidades para as indústrias brasileira e francesa” no dia 10 de junho no Hotel Sofitel, em Copacabana, no Rio.
No sábado, dia 11, também no Rio, o Festival exibe ao ar livre (no Forte do Leme) a animação francesa “Um gato em Paris” - que também integra a mostra regular - e “Orfeu Negro” filme franco-brasileiro dirigido por Marcel Camus, vencedor do Oscar e do Globo de Ouro de 1960 (melhor filme estrangeiro) e da Palma de Ouro em Cannes, em 1959.
A Retrospectiva de filmes da atriz francesa Sandrine Bonnaire, iniciativa do Institut Français e da Embaixada da França no Brasil, acontece dentro do festival, entre 8 e 16 de junho, nas cidades do Rio e de São Paulo e, em seguida, parte em itinerância para mais seis cidades brasileiras.
O Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela Unifrance Film International, associação de promoção do cinema francês no mundo que realiza mostras em grandes capitais como Nova York, Tókio, Moscou, Pequim e também no Brasil. O festival é promovido e patrocinado pela multinacional francesa Essilor-Varilux. O evento conta também com o patrocinio da Citroën e o copatrocinio da Allianz Seguros, L’Oréal, Tok&Stoke Sofitel. É produzido pela Bonfilm com apoio da Embaixada da França no Brasil e da rede de Alianças Francesas. Durante o Festival, as exibições dos filmes serão realizadas pela Auwe Digital, parceira do evento, responsável pelo encoding, legendagem e distribuição os longas para todas as salas de cinema.
FILMES PROGRAMADOS
De Marc Fitoussi, com Isabelle Huppert, Lolita Chammah, Aure Atika, Noémie Lvovsky
Comédia dramática - 1h47 - 12 anos
Distribuidor Brasil: Pandora


Loup
De Nicolas Vanier, com Nicolas Brioudes, Pom Klementieff, Min Man Ma, Vantha Talisman
Aventura - 1h42min - 12 anos
Distribuidor Brasil: Playarte

Le Père de mes enfants
De Mia Hansen-Løve, com Chiara Caselli, Louis-Do de Lencquesaing, Alice de Lencquesaing, Alice Gautier
Drama - 1h50 - 12 anos

Le Nom des gens
De Michel Leclerc, com Jacques Gamblin, Sara Forestier, Zinedine Soualem, Carole Franck
Comédia - 1h44 - 12 anos
Distribuidor Brasil: Mares filmes

De François Ozon, com Catherine Deneuve, Gérard Depardieu, Fabrice Luchini, Karin Viard, Jérémie Renier, Judith Godrèche
Comédia - 1h43 – 12 anos
Distribuidor Brasil: Imovision
Simon Werner a disparu…
De Fabrice Gobert, com Ana Girardot, Jules Pelissier, Esteban Carvajal Alegria, Laurent Delbecque
Thriller - 1h33 - 12 anos

De vrais mensonges
De Pierre Salvadori, com Audrey Tautou, Nathalie Baye, Sami Bouajila, Stéphanie Lagarde
Comédia - 1h45min – 12 anos
Distribuidor Brasil: Mares filmes

Une vie de chat
De Alain Gagnol e Jean-Loup Felicioli
Animação / Policial - 1h00 - livre
Distribuidor Brasil: Bonfilm

Vénus noire
De Abdellatif Kechiche, com Yahima Torres, André Jacobs, Olivier Gourmet, Elina Löwensohn
Drama histórico - 2h44min – 16 anos
Distribuidor Brasil: Imovision

Joueuse
De Caroline Bottaro, com Sandrine Bonnaire, Kevin Kline, Valérie Lagrange, Francis Renaud
Comédia dramática - 1h40 – 12 anos


PRESENÇAS CONFIRMADAS
Catherine Deuneve vem prestigiar o festival e divulgar o filme POTICHE: ESPOSA TROFÉU (Potiche), de François Ozon, que tem também Gérard Depardieu e Fabrice Luchini no elenco. O filme será lançado no país em 24 de junho.
Estrelado por Audrey Tautou, UMA DOCE MENTIRA (De vrais mensonges), de Pierre Salvadori, traz a atriz para o festival e para o Brasil pela primeira vez.
Para apresentar a única animação da lista de títulos, UM GATO EM PARIS (Une vie de Chat), de Alain Gagnol e Jean-Loup Felicioli, vem o diretor Alain Gagnol. O filme estreia no Brasil em julho.
Para o longa-metragem XEQUE-MATE (Joueuse), de Caroline Bottaro, estrelado por Sandrine Bonnaire, o festival contará com a presença da atriz e da diretora. Sandrine ganha ainda uma retrospectiva em sua homenagem com exibição de oito filmes (segue apresentação dessa Mostra abaixo). O ciclo, realizado pela Embaixada da França, será lançado na ocasião do festival e depois circulará em várias cidades do país.
Outros nomes importantes que já confirmaram a presença e apresentam seus longas-metragens são: Yahima Torrès, atriz de VÊNUS NEGRA (Vénus Noire); Aure Atika, atriz de COPACABANA (Copacabana); Nicolas Vannier, diretor de LOBO (Loup); Philippe Martin, produtor de UMA DOCE MENTIRA (De vrais mensonges) e de O PAI DOS MEUS FILHOS (Le Père de mes enfants).

SERVIÇOS
Para mais informações sobre a programação, as cidades participando do evento, entre em contato :
No Rio com Paula Grassini paula@belemcom.com.br (21) 2555 8924 / (21) 2555 8924 ou Kátia Carneiro katia@belemcom.com.br (21) 2555 8919 / (21) 2555 8919
Em São Paulo com Carminha Botelho carminha@belemcom.com.br no (11) 2769 3806 / (11) 2769 3806