FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Lançamento do livro "The Power of Open"

THE POWER OF OPEN: O DIREITO AUTORAL EM DEBATE


No dia 30 (quinta-feira), às 19h, foi realizado na FGV DIREITO RIO o lançamento do livro The Power of Open. A obra, disponível em nove idiomas incluindo o português, apresenta mais de 30 casos de sucesso de produtos e serviços gerados a partir do compartilhamento de conteúdo e da colaboração, destacando o papel das licenças Creative Commons no fomento à inovação na era digital. O evento é uma iniciativa do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV DIREITO RIO em parceria com o Creative Commons.
Ao fim do evento, foi servido um coquetel e haverá cópias do livro disponíveis aos presentes.
The Power of Open é um estudo sobre como o licenciamento em Creative Commons e ferramentas para licenciamento de direitos autorais em geral contribuem para colaboração e inovação. O livro traz estudos de casos de cientistas renomados, educadores, artistas e empreendedores que utilizam as ferramentas do Creative Commons. Um dos principais destaques da publicação é o Fiat Mio, um carro conceito lançado por iniciativa da equipe da Fiat no Brasil que utiliza a lógica de colaboração do Creative Commons. Tendo recebido mais de 10 mil contribuições de design, o projeto possibilitou à Fiat desenvolver um carro colaborativo que pode ser modificado por qualquer um. Outro destaque é o ProPublica que se tornou o primeiro portal de notícias da Internet a vencer um Prêmio Pulitzer.
O evento contou com apresentações de Gabriel Borges, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da estratégia do Fiat Mio, de Alexandre Schneider, Secretário de Educação da cidade de São Paulo, de Claudio Prado, Coordenador do Laboratório Brasileiro de Cultura Digital e ex-assessor do Ministério da Cultura e do professor da FGV DIREITO RIO Ronaldo Lemos. Gabriel Borges vai falar sobre o processo de criação do Fiat Mio abordando as vantagens do uso das licenças Creative Commons no processo, bem como os fatores que os levaram a fazer tal escolha. Schneider  contou a experiência da secretaria ao disponibilizar todo o conteúdo e material didático produzido pela pasta com a licença Creative Commons, permitindo que outras redes de ensino façam uso desde que para fins não comerciais.
Disponível no endereço http://thepowerofopen.org/, o livro conta com edições em inglês, português, francês e japonês. Em breve haverá versões em árabe, chinês, alemão, polonês e espanhol. Além do Rio de Janeiro, o livro está sendo lançado em outras cidades do mundo consideradas relevantes para a cultura colaborativa como Tóquio, Washington DC, Bruxelas, Londres e Paris.