FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Colóquio "Os Poderes do Livro"

Palestras gratuitas na Biblioteca Nacional marcaram lançamento de livros e teve como destaque conferência do historiador francês Jean-Yves Mollier

No dia 5 de maio, das 14h às 19h, a Biblioteca Nacional realizou o colóquio “Os poderes do livro”, ciclo de palestras que marcou o lançamento, na mesma data, de quatro volumes da Coleção Memória Editorial (Edusp/Com-Arte) e do primeiro número da edição da Revista Livro, editada pela ECA-USP.

Autores, editores e organizadores falaram sobre as obras Paula Brito: Editor, Poeta e Artífice das Letras; Brasilianas: José Olympio e a Gênese do Mercado Editorial Brasileiro; Livraria Ideal: Do Cordel à Bibliofilia e Monteiro Lobato: Intelectual, Empresário, Editor; e sobre a Revista Livro nº1, periódico lançado pelo Núcleo de Estudos do Livro e da Edição, da Escola de Comunicações e Artes da USP, voltado para os estudos universitários da área de cultura letrada no país.

Os pesquisadores José de Paula Ramos Jr. (USP), Alice M. Koshiyama (USP), Gustavo Sorá (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas – Argentina) e Aníbal Bragança (UFF) apresentaram os livros, que assinaram como organizadores ou atores, em conversas mediadas pela professora Sandra Reimão (USP).

Jean-Yves Mollier debateu leitura e censura nos dias atuais

Um dos maiores nomes internacionais do campo universitário dedicado aos estudos da história editorial e das perspectivas atuais para o livro, ao lado de Roger Chartier e Robert Darnton, Jean-Yves Mollier apresenta, durante o evento, a conferência Os Poderes do Livro: Leitura e Censura no Mundo Contemporâneo, com mediação da professora Marisa Deaecto (USP).

No momento em que as mídias digitais parecem exercer o império das palavras, Mollier explora a questão: “Quem tem medo dos livros?”. A conferência promoverá uma reflexão sobre o papel do livro e da censura, no cenário em que os tradicionais suportes de leitura entram em xeque. Como pano de fundo, o autor explora os sistemas de censura e coerção durante as recentes revoltas no Egito e estados islâmicos.

Mollier é autor de grande número de obras, três das quais já publicadas no Brasil: O dinheiro e as letras – História do capitalismo editorial (Edusp, 2010); O camelô – Figura emblemática da comunicação (Edusp, 2009); e A leitura e seu público no mundo contemporâneo (Autêntica, 2008).