FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 3 de maio de 2011

ICA Congress Brazil 2011. Ética na Mineração e Comércio Justo

O Rio de Janeiro recebeu um dos mais importantes Congressos ligados ao mercado de Pedras Preciosas e Mineração e Comércio, o ICA Congress Brazil 2011, Ética na Mineração e Comércio Justo, no Hotel Sofitel em Copacabana entre os dias 01 e 04 de Maio.
Como se sabe, o Brasil, uma das principais províncias gemológicas do mundo, é conhecido internacionalmente pela diversidade e abundancia de sua produção de pedras preciosas, em cujo solo pode-se encontrar mais de 100 tipos diferentes, utilizadas na indústria nacional e, principalmente, destinadas à exportação. Por outro lado está se tornando um líder mundial no campo da ética na mineração e do "fair trade", e esta é uma perfeita oportunidade para um intercâmbio internacional na procura de modelos e parâmetros que fortaleçam, cada vez mais, essa ação.
O Congresso da ICA atraiu representantes de todos os centros de mineração, produção e comércio de gemas e metais preciosos no mundo interessados em participar de atividades da ICA e em ampliar seus negócios através de contatos e trocas de informações proporcionadas pelo Congresso; além de aumentar seu conhecimento e compreensão da indústria e de seus recentes desenvolvimentos, produtos e serviços relacionados.
O tema central do evento neste  ano é a “Ética na Mineração e Comércio Justo: Desafios de Mercado e Certificação de Minas”, sendo o primeiro evento internacional a tratar diretamente do tema.

Além dos Seminários, o Congresso reuniu diversas outras atividades, como o BRAZIL GEM FAIR, uma feira de negócios que trouxe para o Rio cerca de quarenta dos mais expressivos produtores e exportadores de gemas do mundo, e a RODADA DE NEGÓCIOS, cujo objetivo é aproximar todos os empresários, brasileiros e estrangeiros, participantes do ICA CONGRESS BRAZIL, interessados em estabelecer parcerias e novas oportunidades de negócios.

Nesta edição, o evento inovarou organizando o primeiro PRÊMIO ICA DE DESIGN DE JOIAS COM PEDRAS DE COR, para o qual foram convidados designers de todas as partes do mundo. As peças selecionadas foram expostas durante o Congresso para votação e a premiação  na noite do jantar de gala.

A 6º edição da COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE PÔSTERES celebrou a beleza das pedras de cor brasileiras. Os trabalhos foram expostos durante o ICA CONGRESS BRAZIL e os favoritos foram escolhidos pelos membros e participantes do Congresso através de votação durante todo o evento.

O último dia ofereceu um painel sobre o negócio de gemas, demonstrando o interesse  da visibilidade no comércio quanto a procedência das pedras e os avanços no processo de certificação. 􀁣
O último d􀁯􀁭􀁥