FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 17 de maio de 2011

Mostra Fotográfica World Press Photo 2011

A Caixa Cultural Rio de Janeiro, Centro-RJ, apresenta a 54ª edição da World Press Photo (WPP 2011) , de 17 de maio a 19 de junho. Considerada uma das mais importantes mostras de fotojornalismo, a exposição apresentará 177 imagens trazendo uma retrospectiva de marcantes fatos de 2010.
O júri deste ano escolheu o retrato de Bibi Aisha, a afegã que teve seu nariz cortado pelo marido, como o grande vencedor da edição. O registro foi feito pela fotógrafa de Jodi Bieber, da África do Sul. Destaque também para as fotos do brasileiro Alexandre Vieira para o jornal O Dia. Pelo trabalho, ele recebeu Menção Honrosa pela organização do WPP. A mostra foi recentemente incluída na programação do Ano da Holanda no Brasil, segundo informações do site Caixa Cultural.
Trata-se da mais importante exposição de fotojornalismo do mundo. O Rio de Janeiro é a primeira cidade no continente americano a receber a exposição este ano.

Rio de Janeiro - O repórter fotográfico Alexandre Vieira, do jornal O Dia, é um dos profissionais destacados com menção honrosa pela Fundação World Press Photo (WPP), da Holanda, na 54ª exposição World Press Photo, que será aberta na Caixa Cultural, no Rio de Janeiro, no próximo dia 17.

Trata-se da mais importante exposição de fotojornalismo do mundo. O Rio de Janeiro é a primeira cidade no continente americano a receber a exposição este ano.

Teixeira fez o registro de um tiroteio na Avenida Brasil, no Rio, no dia 3 de março de 2010. Por isso, recebeu a distinção da WPP na categoria Notícias em Destaque – Série de Fotos.

A grande vencedora da mostra, na categoria Retratos, foi a fotógrafa Jodi Bieber, da África do Sul, com o retrato de Bibi Aisha - a afegã que teve o nariz cortado ao fugir da casa para não sofrer mais maus-tratos do companheiro.

O curador da mostra, Rafael Ferraz, lembrou que a imagem foi capa da edição de 9 de agosto de 2010 da revista norte-americana Time. A premiação da WPP é anual e elege as melhores fotografias publicadas na imprensa no ano anterior.

A exposição percorre vários países e costuma ser vista por mais de 2,5 milhões de pessoas a cada edição. No Rio, ela ficará aberta ao público até 19 de junho. Em seguida, seguirá para Brasília, onde poderá ser vista a partir do início de julho, indo depois para a Espanha, França, os Estados Unidos e o Canadá, entre outros países.

São ao todo 177 fotos, divididas pelas categorias Notícias em Geral, Notícias em Destaque, Pessoas e Notícias, Esportes, Assuntos Atuais, Vida Cotidiana, Retratos, Arte e Entretenimento e Natureza. Participaram dessa edição da premiação da WPP 55 fotógrafos de 23 nacionalidades.

O evento faz parte da programação do Ano da Holanda no Brasil, instituído em 2011 pela presidente Dilma Rousseff, com o objetivo de aproximar os dois países.