FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 15 de maio de 2011

Mostra Kenneth Anger: O Fetichista Pop

Os cinéfilos de plantão que adoram um programa diferente não perderam por esperar, de 4 até o dia 15 de maio, a mostra Kenneth Anger, O Fetichista Pop, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro e de São Paulo  alimentou a curiosidade tupiniquim.

Ao todo, foram exibidos 19 filmes em DVD - todos restaurados e remasterizados - incluindo os vídeos produzidos após a sua retomada em 2000. Aos 84 anos, Kenneth Anger (foto) veio ao Brasil apresentar sua obra poética e sensorial que o tornou um dos principais nomes do cinema mundial do século XX sem nunca ter feito um longa metragem.

A visita foi programada para o dia 4 de maio em Sampa e dia 7 de maio, no Rio. O bate-papo foi mediado por Betch Cleinman, jornalista curadora da mostra, que afirma com todas as letras: “Não é sempre que temos o privilégio de ter um mestre da resistência estética para uma conversa tão próxima".

Um detalhe importante para os desavisados é que os filmes não possuem diálogos e têm durações variando entre três e 40 minutos. Em contrapartida, existe um acompanhamento musical dos mais variados gêneros, como Elvis Presley, Ray Charles e o compositor tcheco Leos Janacek. A trilha de Invocation Of My Demon Brother (1966), por exemplo, foi especialmente composta por Mick Jagger (Freejack - Os Imortais), lendário vocalista dos Rolling Stones.

Anger rodou seu primeiro trabalho aos nove anos de idade, mas ganhou notoriedade com Fireworks (1947) quando já tinha 20 anos.