FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 31 de maio de 2011

Segundo Seminário Internacional Cultura da Música: Som+Imagem

 

II Seminário Internacional Cultura da Música: Som + Imagem

 Realização: Programa de Pós-Graduação em Comunicação-Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF) e Globo Universidade

Objetivos: Desde o pioneirismo do cinema, passando pela televisão e pelas novas mídias, a atualidade é marcada muito fortemente pela centralidade da cultura audio-visual. Entretanto, pouco se problematiza o lugar e a contribuição específica do som e da música para a construção deste imaginário. Um exemplo é a noção muito difundida e naturalizada de que é possível assistir a um produto audio-visual sem áudio mas não sem imagens.

Estudos recentes oriundos do campo dos Sound Studies – Estudos de Som – têm colaborado decisivamente para desnaturalizar a relação som-imagem, analisando em profundidade o papel das tecnologias sonoras dentro da cultura áudio-visual. Da mesma forma, no campo específico dos estudos de cinema, idéias anteriores sobre a preponderância das imagens sobre os sons vêm sendo substituídas por um entendimento mais claro sobre os papéis do som nos filmes.

O II Seminário Internacional Cultura da Música: som + imagem pretende introduzir entre nós esta temática ainda pouco abordada no Brasil, a partir do ponto de vista de pesquisadores internacionais e nacionais reunidos para discutir as diversas formas de articulação do universo da cultura sonora e musical com o universo das imagens.

Como programa complementar ao evento, a Cinemateca do MAM organizou uma mostra de filmes que ilustram, refletem e problematizam as questões que serão debatidas no Seminário.

Seminário:

Dias 02 e 03 de junho de 2011, das 14 às 19 horas.

Auditório da Cinemateca do MAM – Museu de Arte Moderna

Aterro do Flamengo s/n– Rio de Janeiro

 MOSTRA DE CINEMA

De 04 a 12 de junho de 2011
Auditório da Cinemateca do MAM - Museu de Arte Moderna
Aterro do Flamengo s/n– Rio de Janeiro


sábado 04


16h – Alexandre Nevsky (Aleksandr Nevskii) de Sergei Eisenstein. URSS, 1938. Com Nikolai Cherkassov. Nikolai Okhlopkov, Alexander Abrikossov. Legendas em português. 112’. Cópia em DVD.

No século XIII, príncipe russo derrota invasores germânicos. O filme tem músicas originalmente compostas por Sergei Prokofiev, num dos mais importantes exemplos de musica para cinema da história.
Classificação indicativa – livre.

18h – Terra de Bravos (Home of the brave) de Lauri Anderson. EUA, 1985. Com Laurie Anderson, Joy Askev, Adrian Belew. Legendas em português. 92’.
Concerto criado, executado e filmado por Laurie Anderson em Nova Jwersey, em julho de 1085. Anderson combina instrumentos tradicionais com sons eletrônicos, discutindo a posição do ser humano no mundo da tecnologia.
Classificação indicativa – 14 anos.


domingo 05

16h – O Descobrimento do Brasil de Humberto Mauro. Brasil, 1936. Com Alvaro Costa, João de Deus, Manoel Rocha. 60’.

O descobrimento do Brasil a partir da carta de Pero Vaz de Caminha. O filme é um dos mais importantes exemplos de música no cinema brasileiro com composição de Heitor Villa-Lobos.

Classificação indicativa – livre.

18h - Uma mulher é uma mulher (Une femme est une femme) de Jean-Luc Godard. França, 1961. Com Anna Karina, Jean-Paul Belmondo, Jean-Claude Brialy. Legendas em português, 84’.

Uma dançarina de strip-tease quer persuadir o seu namorado a ter um filho. O gênero musical é a referência cinematográfica desse filme.

Classificação indicativa – 14 anos.


quinta 09

18h30 - O Mandacaru vermelho de Nelson Pereira dos Santos. Brasil, 1961. Com Nelson Pereira dos Santos, Mozart Cintra, Ivan de Souza. 78’.

Filme de aventuras no sertão nordestino com trilha sonora de Remo Usai, uma dos mais importantes compositores do cinema brasileiro.

Classificação indicativa – livre.


sexta 10

18h30 - Those awful hats de David Wark Griffith. EUA, 1909. 3’.
That chink at golden gulch de D. W. Griffith. EUA, 1910. 10’.
Conscience de D. W. Griffith. EUA, 1910. 10’.
Was He a coward? de D. W. Griffith. EUA, 1910. 11’.
The Spanish gipsy de D. W. Griffith. EUA, 1911. 10’.
The lonedale operator de D. W. Griffith. EUA, 1911. 10’. Intertítulos em inglês.
Sessão com acompanhamento de piano ao vivo por Cadu.

Sessão com curtas metragens dirigidos por Griffith na companhia produtora Biograph com acompanhamento musical ao vivo.

Classificação indicativa – livre.


sábado 11

16h – The Animator as Musician / L’animateur musicien de Éric Barbeau. Canadá, 2005, 5’. 
Workshop Experiments in Animated Sound (test) Canadá, 1957, 5’. 
Loops / Boucles U.S., 1940, 3’. Sem falas. 
Pen Point Percussion / À la pointe de la plume  Canadá., 1951, 6 ‘. 
Neighbours / Voisins Canadá., 1952, 8’. Sem falas. 
Animated Sound Test Canadá., 1950 version, 3’. Sem falas. 
Le merle rehearses (unfinished film) Can., late 1950s, 3 ‘. Sem falas. 
Canon (dir.: N. McLaren and Grant Munro) Can., 1964, 9’. Sem falas. 
Korean Alphabet Can., 1967, 7’. Sem falas. 
Synthetic Music  experiments / Expérimentation de musique synthétique (test) Can., 1950s, 5’. Sem falas. 
Mosaic / Mosaïque (dir.: N. McLaren and Evelyn Lambart) Can., 1965, 5’. Sem falas. 
Test A for Synchromy Can., 1960s, 1’. Sem falas. 
Test B for Synchromy Can., late 1960s, 3’. Sem falas. 
Synchromy / Synchromie Can., 1971, 7’. Sem falas. Cópia em DVD.