FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 29 de maio de 2011

Segundo CineFoot. Festival de Cinema de Futebol 2011



O Festival

FUTEBOL + CINEMA = FUTEBOL ARTE
O CINEfoot-FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL é o primeiro festival de cinema do Brasil e da América Latina exclusivamente dedicado à difusão e promoção de filmes sobre a maior paixão nacional: o futebol.
De 26 a 31 de maio, no cinema Unibanco Arteplex, Praia de Botafogo, no Rio de Janeiro, e de 2 a 5 de junho, no Museu do Futebol, em São Paulo, o CINEfoot exibirá uma programação atraente e variada pautada em filmes nos formatos de curta e longa metragens.
As mostras competitivas são realizadas no Rio de Janeiro e premiará com a Taça CINEfoot o melhor curta e o melhor longa metragens na cerimônia de encerramento, dia 31 de maio. Em 2011, concorrem 10 curtas e 8 longas. Os vencedores são escolhidos através do voto popular.
Nesta sua segunda edição, o CINEfoot passa a ser um evento internacional, trazendo ao Brasil filmes da Alemanha, Espanha, Suécia, Chile, Uruguai, Argentina e Inglaterra.
O CINEfoot é realizado com entrada franca em todas as sessões, sujeita à lotação da sala. Para garantir o seu ingresso, compareça com antecedência ao início das sessões.
No Cine Glória, Rio de Janeiro, nos dias 27 e 28 de maio, acontece a primeira Mostra Cineesporte, voltada para o público infanto-juvenil, exibindo filmes de outras modalidades esportivas. E no Museu do Futebol, em São Paulo, no dia 4/6, ocorre mais uma iniciativa inédita do CINEfoot: a Mostra Infantil, carinhosamente batizada de Mostra Dente-de-Leite.
O Brasil já vive o clima da Copa de 2014. Nesse contexto, o CINEfoot surge como uma iniciativa inovadora, que vem ocupar uma lacuna no circuito brasileiro de festivais. Ou seja, o país do futebol não possuía um festival de cinema sobre este tema. Agora tem. Confira nossa programação e entre em campo com o CINEfoot.
CINEfoot – Praticamos o futebol arte em todos os sentidos!

Histórico

Realizado no cinema Unibanco Arteplex, na Praia de Botafogo, Rio de Janeiro, e no Museu do Futebol, São Paulo, o 1° CINEfoot reuniu milhares de espectadores, às vésperas da Copa do Mundo da África do Sul. As salas de exibição foram transformadas em verdadeiras arenas esportivas, com a presença de um público trajando camisas de seus clubes, faixas e bandeiras.
Foram exibidos 26 filmes (16 curtas-metragens e 10 longas). A sessão de abertura exibiu o filme inédito “JOÃO”, de André Siqueira e Beto Macedo, documentário extraordinário sobre a vida do jogador, técnico e jornalista João Saldanha.

HOMENAGENS 2010

A primeira edição do CINEfoot promoveu duas homenagens. A personalidade do esporte foi o goleiro Félix, tri-campeão mundial pela Seleção Brasileira, em 1970. Félix encheu o cinema de emoção.
A homenagem à personalidade do cinema, foi para Marurice Capovilla, Diretor do filme “SUBTERRÂNEOS DO FUTEBOL”, uma obra-prima de 1964, indispensável em qualquer seleção de filmes sobre futebol.

VENCEDORES 2010

O CINEfoot escolhe os filmes vencedores através do voto popular. Ou seja, é a torcida (ou os espectadores) quem define os premiados.
Em 2010, o longa-metragem vencedor foi “INACREDITÁVEL, A BATALHA DOS AFLITOS”, filme gaúcho, de Beto Souza. No segmento do curta-metragem, o vencedor foi “MAURO SHAMPOO, JOGADOR, CABELEIREIRO E HOMEM”, do carioca Paulo Fontenelle. Os Diretores vencedores ergueram a Taça CINEfoot para delírio do público.

Filme sobre Petkovic abre o CINEfoot dia 26

O filme O GRINGO fez a abertura hours concours do 2° CINEFOOT, dia 26 de maio, às 20.30h, numa sessão para convidados. Com Direção de Darko Bajic e Renato Martins (Direção da 2.a unidade), o filme aborda a trajetória do craque Petkovic.
Vindo de um país que vivia em constantes guerras, e que poucos brasileiros haviam ouvido falar, Dejan Petkovic nasce na Iugoslávia em 10 de Setembro de 1972. Especialista em cobranças de faltas, escanteios, lançamentos, passes e chutes precisos, Petkovic é reconhecido como um dos jogadores mais técnicos atuando no Brasil e um dos melhores jogadores estrangeiros que já jogaram no país.